CONNECTICUT: Cônsul-geral Luísa Pais Lowe visita com comunidades portuguesas
• Por HENRIQUE MANO (News Editor) e FERNANDO G. ROSA (Correspondente)
A Cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque fez a sua primeira deslocação oficial ao estado de Connecticut – região que integra a sua área de jurisdição consular. Ao longo de um fim-de-semana, Luísa Pais Lowe visitou três grandes áreas de presença portuguesa: Bridgeport, Danbury e Hartford.
Em Bridgeport, acompanhada pelo cônsul honorário Abílio Gouveia, visitou as instalações do Centro Cultural e Cívico Vasco da Gama, onde foi recebida pelo presidente da direcção, Fernando Fernandes, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, Luís Moura, secretário da A.G. José Rodrigues, directora escolar Cláudia Fernandes, ex-directora pedagógica Elsa Gaspar Cardoso e ainda pelo Pe. Rogério Perri, pároco da Igreja N.ª Sr.ª de Fátima.
A diplomata trocou impressões com estes membros associativos durante um pequeno-almoço, depois de ter visitado as instalações do Vasco da Gama e de se ter inteirado do seu historial.
Pela tarde, a cônsul-geral deslocou-se ao Centro Cultural Português de Danbury, onde a esperava a presidente Ana Paula Rebelo, o presidente da Mesa da Assembleia Geral Tino Rodrigues e vários membros da direcção.
Também aí, Luísa Pais Lowe pôde inteirar-se das belíssimas instalações daquela agremiação, passando pela sua biblioteca, salão nobre, mural dos fundadores e dos veteranos de guerra.
A Cônsul-geral almoçaria no restaurante do Centro, o ‘Caravela’, com cerca de duas dezenas de figuras comunitárias, incluindo o Pe. Márcio da Silva, da Igreja do Imaculado Coração de Maria.
Na ida a Hartford, a cônsul-geral começou a visita pela Igreja N.ª Sr.ª de Fátima, onde assistiu à missa celebrada pelo padre Jorge Tchingui, reunindo-se posteriormente no centro paroquial com um grupo de portugueses para uma sessão de perguntas e respostas.
A diplomata almoçaria ainda no restaurante ‘Primavera’ com um grupo de figuras locais, entre elas a deputada estadual Rosa Rebimbas, o juiz Ângelo dos Santos, Gracinda Lavado, a presidente do Clube Português de Hartford, Carla Batista Juvencio e o correspondente do jornal LUSO-AMERICANO, Fernando G. Rosa.
“Estou encantada com o que encontrei em Connecticut, muito impressionada com a vitalidade do associativismo, dos centros culturais portugueses, com a dimensão dom que fazem, com as actividades que promovem e com as suas direcções muito activas”, nota Luísa Pais Lowe, falando ao jornal LUSO-AMERICANO em Danbury. “Há uma perfeita harmonia entre os clubes e associações, as igrejas e as escolas. É aqui que está o verdadeiro segredo de uma comunidade activa e vital. No fundo, criam sinergias e envolvem todas as gerações.”
Sublinha ainda o papel “do senhor cônsul honorário em Naugatuck, que, com a sua equipa, faz um trabalho extraordinário” e a “quantidade considerável de portugueses no estado de Connecticut que já ocupam lugares de liderança política e na área judicial, temos aqui portugueses de muito valor.”
Adianta ainda que o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque retomou as permanências consulares em Connecticut, “e que esperamos poder continuar a vir cá regularmente.”