Coreia do Norte mostra novos mísseis balísticos anfíbios

A Coreia do Norte exibiu o que parecia ser um novo míssil balístico lançado por submarinos (SLBM) num desfile na noite da passada quinta-feira, noticiou a imprensa estatal, encerrando mais de uma semana de reuniões políticas com uma demonstração de força militar.

Vestido com um casaco de couro e chapéu de pele, o líder Kim Jong Un sorriu e acenou enquanto supervisionava o desfile na Praça Kim Il Sung, em Pyongyang, mostraram fotografias dos media estatais.

O desfile contou com filas de soldados em marcha, bem como uma série de equipamentos militares, incluindo tanques e lança-foguetes.

No final, uma série de analistas disseram que pareciam ser novas variantes de mísseis balísticos de curto alcance e SLBMs que foram mostrados na praça em camiões.

“A arma mais poderosa do mundo, mísseis balísticos de lançamento submarino, entrou na praça um após o outro, demonstrando poderosamente o poder das forças armadas revolucionárias”, informou a agência de notícias KCNA.

O desfile em si não pretendia ser uma provocação, mas era um sinal preocupante das prioridades de Pyongyang, disse Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha em Seul.