Covid-19 – Hospital de Ponta Delgada

O Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, revelou que tem 70 doentes internados com covid-19, o maior número desde o início da pandemia, que está a causar uma “enorme carga” nos serviços da unidade.

“Hoje estão internados 70 doentes “covid” nas nossas enfermarias e este é o maior número de doentes que tivemos até agora, em internamento. Estão distribuídos por quatro enfermarias”, avançou o gabinete de comunicação do HDES. O conselho de administração do maior hospital da região realça que “está a acompanhar diariamente o evoluir da situação”, admitindo ser “indiscutível” que a covid-19 “está a ter uma enorme carga” nos serviços da unidade. Na sexta-feira, na última actualização semanal da situação epidemiológica, a Autoridade de Saúde Regional indicou que nos Açores existiam 24 pessoas internadas com covid-19.

A 27 de Janeiro, dia em que os Açores bateram o recorde de diagnósticos diários de infecção por SARS-CoV-2, com 1.997 novos casos indicados pela Autoridade Regional de Saúde, a Região tinha um total de 55 doentes internados nos três hospitais do arquipélago (agora com o recorde de 70).

De acordo com os mais recentes dados da Autoridade Regional de Saúde, desde o início da pandemia foram identificados nos Açores 9.8069 casos de infecção, tendo ocorrido 92.707 recuperações e 111 óbitos.