DANBURY, CT: ÚNICO VEREADOR DE ORIGEM LUSA BRILHA NO PARTIDO REPUBLICANO

• Por HENRIQUE MANO | Danbury, CT

Na 7.ª cidade mais populosa do estado de Connecticut, onde já quatro portugueses de uma só vez ocuparam assentos no Conselho Municipal, Michael Coelho é hoje o único vereador de origem lusa em Danbury. Coelho, que tem origens paternas em Lisboa, é actualmente considerado um dos trunfos políticos do partido republicano, ocupando mesmo o cargo de Presidente do Comité Republicano de Danbury e líder da minoria no Conselho Municipal, composto por 21 vereadores (dos quais apenas 4 são GOP).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador-geral Michael Coelho em frente ao edifício da Câmara Municipal de Danbury, no estado de Connecticut

Em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO, Michael Coelho disse ter nascido em Danbury, CT, no seio de uma família luso-italiana. “O meu pai esteve profundamente envolvido na vida cívica da comunidade luso-americana local, tendo apresentado programas de rádio e televisão em português e participado em iniciativas como torneios de golfe comunitários”, conta.

O ter crescido num bairro multicultural, “onde predominavam famílias portuguesas e italianas”, expôs Coelho a uma “diversidade” que “marcou profundamente a minha visão do mundo”.

O luso-descendente passou pela escola técnica Henry Abbott Tech e formou-se mais tarde na Central Connecticut State University, onde se licenciou em Gestão da Construção. Desde então, “construí uma sólida carreira na área, com mais de 35 anos de experiência, sendo actualmente gestor de projectos, responsável por grandes obras que podem ultrapassar os 100 milhões de dólares”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador-geral Michael Coelho junto ao monumento da comunidade portuguesa instalado junto à “City Hall”

A entrada formal na política deu-se em 2001, quando foi eleito para a Comissão de Planeamento e Zonas Urbanas. Regressou à vida autárquica em 2021, ao ser eleito vereador-geral (“City Councilman At Large”), cargo que exerce até hoje – depois de ter estado interinamente no posto a substituir um colega que renunciou.

“Sou apologista de uma governação local próxima dos cidadãos, focada na escuta activa das suas preocupações e na eficiência da gestão pública”, destaca Michael Coelho, sublinhando “a importância de conter os impostos municipais num contexto estadual de elevado custo de vida, sobretudo no que respeita à energia” e apelando “a uma utilização criteriosa dos recursos públicos”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Michael Coelho assume ainda as funções de líder da minoria republicana na Câmara Municipal e Presidente do Comité Republicano de Danbury

Daí ter votado contra o orçamento municipal de 2025‑26, com um aumento de impostos de 2,28%, proposto pelo ‘mayor’ português da cidade, Roberto Alves. Também exigiu uma auditoria detalhada das contas do Comité Escolar, depois de se descobrir um superávit de quase 9 milhões de dólares em 2022‑23.

Apesar de afirmar que o seu foco está na sua família — a esposa Michelle e os três filhos — e na comunidade local, admite manter a mente aberta a futuras oportunidades políticas a nível estadual ou federal.