Delegação ucraniana nos EUA para conversações sobre defesa e economia

Uma delegação da Ucrânia chefiada pela vice-primeira-ministra e ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, chegou na terça-feira aos EUA para conversações sobre defesa e economia, anunciou a presidência ucraniana.

A delegação vai manter reuniões em Washington sobre o apoio à defesa, o Fundo de Investimento para a Reconstrução e o reforço das sanções contra a Rússia, disse o chefe do gabinete da presidência, Andriy Yermak.

“Iremos promover activamente questões importantes para a Ucrânia. A nossa agenda é bastante abrangente”, afirmou Yermak.

A viagem já tinha sido anunciada na segunda-feira por Zelensky. A delegação chefiada pela vice-primeira-ministra integra elementos dos ministérios da Economia e da Defesa, e do gabinete do Presidente.

A delegação vai ter encontros com representantes dos partidos Republicano e Democrata que apoiam a Ucrânia e com a equipa do Presidente Donald Trump.

Segundo Yermak, será discutida igualmente a questão do regresso das crianças ucranianas deportadas pela Rússia e o apoio ao processo, bem como “a propaganda russa” sobre questões religiosas.