DESTAQUE | Actor luso-americano Eric Brás faz carreira no teatro em New Jersey
• Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
Aos 26 anos, Eric Brás é o exemplo vivo de como as raízes culturais portuguesas podem ser a fundação de uma carreira artística promissora. Filho de emigrantes – Maria de Fátima, natural das Caldas da Rainha, e Lino Brás, oriundo do distrito de Viseu – Eric nasceu em Edison, no estado norte-americano de New Jersey, e cresceu na cidade de Perth Amboy, onde passou os últimos 22 anos da sua vida.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Eric Brás faz carreira no teatro em New Jersey
Desde cedo esteve ligado à cultura portuguesa, não apenas pela língua e pela gastronomia – tradicionalmente confeccionada pelo pai em casa – mas também através dos ranchos folclóricos, onde começou por dançar ainda em criança e mais tarde se destacou a tocar concertina. “Comecei com 10 ou 11 anos. Entrei no rancho Dança na Eira em 2010 e depois passei para o da Casa dos Arcos, em 2011. O meu director de então, Tony Brito, viu potencial em mim e convidou-me a tocar concertina com os tocadores”, recorda Eric, com entusiasmo, na entrevista exclusiva que concedeu ao jornal LUSO-AMERICANO.
Este contacto com o palco desde tenra idade viria a desempenhar um papel essencial no seu futuro. Apesar de ter optado por seguir Contabilidade na faculdade, foi durante o último ano do secundário, em 2018, que a paixão pelo teatro ganhou vida. “Fiz o musical ‘Once on This Island’ e adorei todo o ambiente. Cantar, dançar, representar… percebi que era algo que queria continuar a fazer”, conta.

A encenação de “Evil Dead: The Musical” é o seu próximo desafio
Desde então, Eric não parou. Participou em diversos espectáculos escolares e comunitários, com actuações em instituições como o Middlesex County College e o Ocean County College. Em Maio deste ano, estreou-se com a prestigiada Phoenix Productions, uma companhia de teatro com mais de 35 anos de história, agora integrada no Count Basie Center for the Arts, em Red Bank, New Jersey. A primeira produção? Nada menos do que o musical “Kinky Boots”, que marca a sua entrada numa nova fase artística.
Brevemente, Eric estará em cena com a peça “Evil Dead: The Musical”, uma comédia inspirada na icónica saga de terror, onde interpreta a personagem “Ed”. A peça estreia no espaço The Vogel, do Count Basie Center for the Arts, em Red Bank, NJ, dia 17 deste mês de Outubro (fazendo ainda duas outras apresentações no dia seguinte) e promete conquistar o público com o seu humor irreverente e toque sobrenatural.

Num dos espectáculos teatrais que já acumula no currículo de actor
Apesar do crescente sucesso no palco, Eric mantém-se enraizado na sua identidade luso-americana. “Fui várias vezes a Portugal, para visitar a família e passar férias. É uma parte muito importante da minha vida”, afirma. A língua portuguesa, aliás, foi sempre valorizada em casa, especialmente pelo pai, que apenas falava em português com o filho.
No horizonte de Eric está o objectivo claro de atingir o nível profissional como actor. “Esse é o meu sonho”, diz, com convicção. Entre os actores que mais admira, destaca nomes como Tom Hanks, Heath Ledger, Robert De Niro e Jack Nicholson.

Aprendeu a tocar concertina na vida associativa e transitou depois para o teatroi
A história de Eric Brás é mais do que a de um jovem actor em ascensão. É o percurso de alguém que encontrou no equilíbrio entre tradição e modernidade a força para se reinventar, levando consigo o orgulho das suas origens portuguesas sempre que sobe ao palco. O rancho folclórico pode ter sido o primeiro acto – mas o espectáculo, para Eric, está só a começar.

