DOIS PORTUGUESES NA CORRIDA AOS GRAMMY 2021

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A 63.ª edição anual dos prémios Grammy, atribuídos pela indústria discográfica norte-americana, incluem dois artistas portugueses entre os nomeados às cobiçadas estatuetas em 2021. Curiosamente, nasceram ambos na cidade nortenha do Porto.

A intérprete Maria Mendes concorre pela primeira vez a um Grammy na categoria ‘Melhor Arranjo Instrumental e Vocal’ e o DJ RAC (André Allen Anjos) surge na categoria Melhor Gravação Remisturada; trata-se da terceira nomeação do artista, que concorreu em 2016 pela primeira vez com o tema ‘Say My Name’ (RAC Remix), e no ano seguinte com ’Tearing Me Up’ (RAC Remix), conquistando nessa altura o Grammy.

A portuense Maria Mendes concorre com o tema ‘Asas Fechadas’ [https://www.youtube.com/watch?v=l4Qv-z_K3xY], do seu mais recente trabalho discográfico e RAC com ‘Do You Ever’ (RAC Mix) [https://www.youtube.com/watch?v=j3dFVws-He4].

Os vencedores nas 83 categorias são conhecidos dia 31 de Janeiro de 2021, numa cerimónia a ser transmitida pela emissora CBS.

🎙MARIA MENDES

➢A intérprete concorre com um tema extraído daquele que é o seu 3.º álbum, onde tem como convidados o produtor/pianista americano John Beasley e a maior orquestra sinfónica de jazz do mundo, a Metropole Orkest.

➢Estudou em Nova Iorque, Bruxelas, Roterdão e Porto e o seu talento e trabalho foram elogiados por lendas musicais como Quincy Jones e Hermeto Pascoal.

➢Para o seu novo disco, Mendes explorou um género musical completamente diferente daquele que lhe é tão próprio, o Fado. O resultado é surpreendente e refrescante em adaptações de fados nunca antes feitas para Jazz.

➢Nos últimos anos, fez várias digressões internacionais, incluindo salas de espetáculo com grande prestígio mundial (o Blue Note Jazz Club de Nova York e o Montreux Jazz).

🎧ANDRÉ ALLEN ANJOS

(DJ RAC)

➢“Acabei de ser nomeado para outro Grammy. Sinto-me verdadeiramente honrado e emocionado por ser reconhecido pelo meu trabalho, especialmente numa categoria pela qual tenho tanto apreço”, reagiu o músico André Allen Anjos na redes sociais à sua nomeação. “Esta é a minha 3.ª nomeação (espero que a 2ª vitória)”.

➢Anjos nasceu em 1985 no Porto, Portugal, filho de pai português e mãe norte-americana, e cresceu em Santa Maria da Feira. Começou a tocar piano aos 6 ano e aos 13 já tinha a sua primeira guitarra.

➢Estudou música na Greenville College, em Illinois, onde conheceu a mulher, Liz, também pianista. Acabaram por mudar-se para Portland, em Oregon, onde ainda vivem.

C➢omo DJ RAC, já criou mais de 200 obras remostradas, sobretudo nas áreas do rock, música electrónica e ‘dance’, e passou por festivais de prestígio como ‘Coachella Valley Music and Arts Festival’ e ‘Firefly Music Festival’.