‘DONATED WITH LOVE’: FAMÍLIA PORTUGUESA LEVA CONFORTO A HOSPITAIS AFECTADOS PELA COVID-19 EM NOVA IORQUE

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Quando, há quase meio século, o transmontano Ilídio Chaves deixou Couto de Ervededo, concelho de Chaves, rumo à América de todas as oportunidades, tragédias como o 11 de Setembro e a pandemia da COVID-19 não estavam nos seus planos. A vida, contudo, prega destas partidas e o imigrante português não se esquiva a enfrentá-las…

Fachada do restaurante ‘Mateus’, da família Chaves, no bairro nova-iorquino de Queens Village

Desde que a pandemia alterou o quotidiano de Nova Iorque e do mundo, os três estabelecimentos comerciais da família Chaves – no bairro de Queens Village – rapidamente se adaptaram à nova realidade: o restaurante (‘Mateus’), a mercearia (‘Portuguese-American’) e a garrafeira (‘215th Street Liquors’) continuam a funcionar mas sob as regras impostas pelas autoridades. São postos de trabalho considerados essenciais.

❝É MUITO TRISTE ESTA SITUAÇÃO QUE ESTAMOS A ATRAVESSAR, MAS, POR OUTRO LADO, SOU UM PRIVILEGIADO POR PODER AJUDAR QUEM PRECISA❞

➫Ilídio Chaves, proprietário

de um restaurante, uma mercearia

O empresário Ilídio Chaves e a esposa, Maria de Fátima, são tansmontanos

e uma garrafeira em Queens Village, NY

“É muito triste esta situação que estamos a atravessar, mas, por outro lado, sou um privilegiado por poder ajudar quem precisa”, afirma o empresário de restauração Ilídio Chaves, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.

E a ajuda tem mantido tanto a cozinha do restaurante ‘Mateus’ ocupada, como as duas filhas do casal que estão ligadas ao negócio de família – Melissa e Sofia, assim como toda a restante equipa.

A família Mateus faz chegar gratuitamente refeições individuais devidamente empacotadas ao North Shore University Hospital, em Manhasset, e ao St. Francis Hospital de Roslyn (na vizinha Long Island); ao Elmhurst Hospital Center, em Queens, que registou o maior número de casos de COVID-19 na zona metropolitana de Nova Iorque e ainda à Esquadra da NYPD em Queens Village, a 105th Precinct.

❝TAMBÉM TEMOS CONTADO COM O APOIO DE INDIVÍDUOS E NEGÓCIOS QUE SE JUNTAM AO NOSSO ESfORçO E FAZEM ENCOMENDAS PARA ENTREGARMOS A HOSPITAIS E OUTRAS INSTITUIÇÕES NA LINHA DA FRENTE DESTA PNDEMIA❞

➫Ilídio Chaves, proprietário

de um restaurante, uma mercearia

e uma garrafeira em Queens Village, NY

“Também temos contado com o apoio de indivíduos e negócios que se juntam ao nosso esforço e fazem encomendas para entregarmos a hospitais e outras instituições na linha da frente desta pandemia”, acrescenta Chaves.

Sofia Chaves na entrega de refeições ao Elmhurst Hospital Center, em Queens, uma das unidades hospitalares com mais casos de COVID-19 em Nova Iorque: a fazer o bem sem olhar a quem

A família luso-americana também está a oferecer desconto de 20% a toda a sua clientela, enquanto a situação de pandemia se mantiver. “E se alguém precisar de ajuda, que nos diga”, acrescenta Melissa Chaves, que trabalha para o negócio de família e, tal como a irmã, se envolve pessoalmente nas entregas das refeições aos hospitais e esquadras da polícia.

❝FAZEMOS ENTREGAS AO DOMICÍLIO EM QUEENS, MANHATTAN E LONG ISLAND❞

➫Ilídio Chaves, proprietário

de um restaurante, uma mercearia

e uma garrafeira em Queens Village, NY

Ilídio Chaves lembra que a entrada dos clientes nos três estabelecimentos da família é controlada – “quatro pessoas de cada vez e obrigatoriamente de máscara”; tanto o ‘Mateus’ como a mercearia também fazem take-away e entregas ao domicílio, nos 7 dias da semana (das 10:00 da manhã às 10:00 da noite).

‘Made with love’: refeições personalizadas oferecidas pelo restaurante ‘Mateus’ a pessoal médico em Nova Iorque

Para além de se poderem encomendar pratos típicos da gastronomia portuguesa do ‘Mateus’ (bacalhau à lagareiro, polvo, paelha, carne de porco à alentejana, dobrada…), da mercearia pode pedir os mais variados produtos indispensáveis a uma mesa portuguesa (bacalhau, azeite, enlatados, polvo, queijos, presunto, enchidos, vinhos…).

Ilídio Chaves garante que as entregas ao domicílio abrangem a zona de Queens, Manhattan e Long Island (“até a Mineola vamos”).

O ‘Mateus’ está desde 1991 nas mãos da família Chaves; o empresário toma conta do restaurante e a esposa, Maria de Fátima, da mercearia. O casal tem ainda uma filha, Jessie, não envolvida directamente na actividade comercial da família.

🍽MATEUS RESTAURANT & BAR

22207 Jamaica Ave.

Queens Village, NY 11428

☎️(718) 464-4522

🛒PORTUGUESE-AMERICAN DELI

22017 Jamaica Ave.

Queens Village, NY 11428

☎️(718) 464-8321

🍾215 STREET LIQUOR

21539 Jamaica Ave.

Queens Village, NY 11428

☎️(718) 736-1071

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *