DR. FRANK DE PINHO: CONHEÇA O ‘GRAND MARSHAL’ DA PARADA DO DIA DE PORTUGAL EM ELIZABETH, NJ

• Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ

A comissão organizadora do Dia de Portugal em Elizabeth, New Jersey, atribuiu este ano a honraria do título de ‘Grand Marshal’ ao médico dentista Frank de Pinho, pelo conjunto da sua carreira, pela sua postura profissional e pela forma como – ao longo de décadas – tem demonstrado apoio às mais variadas causas.

O conhecido profissional de saúde nasceu em Luanda, Angola, a 21 de Julho de 1961, sendo um dos seis filhos de Francisco e Generosa de Pinho, naturais de Válega-Ovar (distrito de Aveiro). “Perdi o meu pai aos 12 anos de idade, em 1973”, conta o Dr. Frank de Pinho ao jornal LUSO-AMERICANO. “Logo a seguir veio a ‘Revolução dos Cravos’ e, com ela, a independência das colónias portuguesas em África”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Dr. Frank de Pinho numa das salas de observação de pacientes na sua clínica dentária em Elizabeth, NJ

A família Pinho deixa Angola a bordo de um voo da Air France para refugiados e chega a Portugal em Julho de 1975. “Éramos milhares de retornados e Portugal não tinha capacidade para colher tanta gente”, conta. Vai daí, em Agosto do ano seguinte, Generosa Pinho, munida de carta de chamada de um tio em Yonkers, NY, pega nos 6 filhos menores e emigra para a América num avião da TWA que aterra no aeroporto internacional JFK.

Com 15 anos de idade e todo um admirável mundo novo para descobrir, o então jovem Frank de Pinho ingressa no liceu de Yonkers sem saber falar inglês, mas, três anos depois, já o tinha terminado (corria o ano de 1979). Entra para a Fordham University e, dois anos depois, com uma bolsa de estudos, transfere-se para a New York University, onde tira Biologia. Resolve, a seguir, tirar medicina dentária pela conceituada Columbia University, terminando o curso como o 2.º melhor aluno da sua turma em 1989. E faz o estágio de pós-formação no Montefiore Hospital, em Bronx.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Dr. Frank de Pinho com duas das suas funcionárias – Andreia dos Santos e Maria Felício

É numa festa no PISC a favor da sua terra natal, Válega, que conhece a esposa Arlene, de quem tem 4 filhos – Laura (31 anos), Andrew (26) e os gémeos Matthew e Olívia (25).

“Foi o Pe. João Antão que nos casou, na Igreja Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima, em Elizabeth, e o nosso copo d’água foi no PISC”, conta o Dr. Frank de Pinho, desdobrando os vários capítulos de uma vida de entrega à comunidade e à família, sem nunca esquecer as raízes.

O Dr. Pinho estabeleceu-se como médico dentista inicialmente em Rahway, onde exerceu a sua actividade profissional durante três anos. Mas, “sempre incentivado pelo Pe. Antão, resolvi abrir consultório em Elizabeth primariamente para servir a nossa comunidade de língua portuguesa”, diz. O que acontece a 7 de Outubro de 1994, na Westfield Avenue, onde ainda se mantém e onde trilhou um caminho de êxito, tendo já visto e tratado perto de dez mil pessoas.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Dr. Frank de Pinho é uma figura conhecida e respeitada na cidade de Elizabeth, NJ

“Ainda hoje tenho uma dívida de gratidão muito grande para com o Pe. João Antão por me ter impulsionado a investir na comunidade portuguesa”, afirma o Dr. Frank de Pinho.

Do seu serviço comunitário, destaque-se o facto de ter sido Presidente do Elizabeth Portuguesa Lions Club, não biénio 1993-94, tendo mesmo sido recipiente da mais alta honraria do movimento lionístico – o ‘Melvin Jones Award’, em 1994. Assumiu ainda a presidência da Associação Filantrópica Ovarense (de 1997 a 2000), tendo sido responsável perla vinda aos EUA, pela primeira vez, de um grupo carnavalesco do famoso carnaval de Ovar, que actuaria no PISC.

Foto: CORTESIA DR. FRANKL DE PINHO | O Dr. Frank de Pinho com a esposa Arlene de Pinho e três dos seus quatro filhos