DUNEDIN, FL: Um cantinho de Portugal no estado da Flórida

Quando, este mês, a conhecida revista norte- americana “Southern Living” quis retratar a localidade de Dunedin, na Flórida, para a eleger como destino a visitar no ‘Sunshine State’, escolheu a fachada da loja ‘Iberian Import Co.’, na pitoresca Douglas Avenue, para ilustrar o seu artigo.

O espaço comercial [https://iberianimportco.com], que se inspira na turística rua de Águeda com os guarda-chuvas, pertence ao emigrante algarvio Hermínio (‘Herm’) Narciso, natural de Loulé, e à sua mulher norte-americana e abriu portas há 5 anos, tornando-se depressa numa atracção por mérito próprio naquela artéria de Dunedin.

Narciso viveu no seio da comunidade portuguesa de Perth Amboy, em New Jersey, onde também fez o liceu, até há cerca de três décadas se ter transferido para a região de Clearwater, FL.

Ocupa-se profissionalmente como fabricante de motas customizadas e vendedor de peças, o que acabaria por se tornar num passaporte para uma série de televisão bem sucedida no ‘Discovery Channel’ – a ‘Café Racer’, que conhece 5 temporadas.

“Graças ao êxito da série, o meu negócio cresceu exponencialmente em vendas para todo o mundo”, afirma Hermínio Narciso, em entrevista telefónica ao jornal LUSO-AMERICANO.

O casal Narciso vai com frequência a Portugal de férias “de visita aos meus pais, que, entretanto, se reformaram e voltaram para lá. A minha mulher adorava os produtos em cortiça que via por lá, entre outros, tradicionalmente portugueses, e eu prometi-lhe que um dia abriríamos uma loja de souvenirs com artigos importados de Portugal.”

O que viria a acontecer quando Hermínio Narciso resolveu trespassar o negócio de motas e peças e abrir a ‘Iberian Import Co.’, “depois de termos contactado vários fornecedores em Portugal e feito uma selecção daquilo que iríamos vender. Começámos com artigos em cortiça, de sapatos a malas e outros acessórios, e fomos acrescentando louça em barro, sabonetes, velas, enlatados, azeites, queijos, galos de Barcelos, vinhos, pastéis de nata, etc.”

O co-proprietário descreve o ambiente da loja como “tipicamente português, o que faz os nossos clientes americanos, depois de nos visitarem, quererem ir também a Portugal.”

A mulher do emigrante algarvio “recebe os nossos clientes como se estivesse em nossa casa, com a mesma hospitalidade” e os Narciso organizam provas de vinhos e azeites “Made in Portugal” para promoção ao país e aos produtos nacionais.

Hermínio Narciso considerar que “70% dos artigos na loja são importados de Portugal” e os restantes de outros países mediterrânicos.

A ‘Iberian Import Co.’ Abre de terça-feira a domingo, das 11:00 da manhã às 7:00 da noite.