ELEIÇÕES NO BENFICA: ‘Maior processo eleitoral’ com 108 locais de voto
As eleições para os órgãos sociais do Benfica, marcadas para 25 de Outubro, contarão com 108 secções de voto, mobilizando os dois pavilhões do Estádio da Luz, centro do “maior processo eleitoral” benfiquista, informou o clube lisboeta.
A três dias da reunião magna extraordinária para a apresentação, discussão e votação do regulamento eleitoral proposto pela direcção presidida por Rui Costa, a Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Benfica emitiu um comunicado que visa efectuar esclarecimentos sobre o processo eleitoral, “uma operação de logística sem precedentes no movimento associativo em Portugal”.
“Tratando-se, quer pelo número de secções, quer pelo número de pessoas envolvidas (contando com mandatários e delegados das listas, cerca de 3.000 pessoas em cada volta), do maior processo eleitoral de que há memória, a utilização dos dois pavilhões, sobretudo em dia de jogo, é um elemento essencial para a participação de todos os sócios do clube”, explicou a MAG, presidida por José Pereira da Costa.
As eleições realizar-se-ão no mesmo dia em que o Benfica vai receber o Arouca, em jogo da nona jornada da I Liga de futebol, o que aumenta as dificuldades logísticas do processo eleitoral, o qual será acompanhado pela Multicert, empresa do grupo SIBS, em conjunto e com supervisão da MAG, contando ainda com a participação dos mandatários das candidaturas.
As 108 secções de voto, nas quais serão instalados 296 postos de identificação, serão distribuídas da seguinte forma: 80 em Portugal continental (78 espalhadas por todos os distritos e duas em Lisboa, no Estádio da Luz), três nas Regiões Autónomas e 25 no estrangeiro.
Rui Costa, actual presidente, Luís Filipe Vieira, que presidiu o clube entre Outubro de 2003 e Junho de 2021, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, Martim Mayer e Paulo Parreira são os candidatos à liderança do clube lisboeta.
No escrutínio de há quatro anos, Rui Costa foi eleito presidente do Benfica com 84,48% dos votos, contra os 12,24% de Francisco Benítez, no ato eleitoral mais concorrido da história do clube benfiquista, com 40.085 votantes.

