Eleições Presidenciais 2022: Número de eleitores brasileiros registrados no exterior bate recorde
Realizadas no último 2 de Outubro, o 1.o turno das eleições para o próximo presidente do Brasil reuniu milhares de imigrantes brasileiros nas diversas comunidades espalhadas pelo mundo. O 2.o turno está marcado para ocorrer em 30 de Outubro, domingo.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximadamente, 697 mil brasileiros registrados no exterior estão aptos a votar para presidente e vice-presidente nestas eleições presidenciais, ou seja, 39.21% a mais que em 2018. Na ocasião, o número ultrapassou a marca histórica de 500 mil. Actualmente, os cidadãos podem votar em 181 cidades estrangeiras, sendo as mulheres a maioria do eleitorado no exterior, ou seja, 58.54% do total.
Já Lisboa, Portugal, apresenta a maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45.2 mil eleitores cadastrados. Em seguida, estão as cidades de Miami, FL, em Boston, MA, com 40.1 mil e 37.1 mil eleitores respectivamente.
Na capital portuguesa, Lula conquistou mais de 12 mil votos, enquanto Bolsonaro aproximadamente 6 mil. Entretanto, em Miami, FL, Bolsonaro assumiu a dianteira conquistando mais de 12 mil votos, seguido de Lula com 2.500. Já na Argentina, Lula ficou à frente com 4.400 votos, enquanto Bolsonaro conquistou menos de 2 mil.
Na Oceania, em Sidney, Austrália, Lula ficou em primeiro lugar com 54% dos votos, em contraste com 30% de Bolsonaro. Já na cidade de Pretória, África do Sul, Bolsonaro liderou com 63% dos votos, seguido por Lula com 24%.