ELIZABETH | 1.º Festival de Rusgas do PISC foi um sucesso
por ANGÉLICA PINTO | Elizabeth, NJ
O salão nobre do Portuguese Instructive Social Club de Elizabeth, encheu-se no passado sábado, dia 4 de Outubro, de amigos, membros e convidados, para a realização do seu 1.º Festival de Rusgas.
Organizado pelo rancho folclórico da casa – o “Danças e Cantares de Portugal” – o festival abriu com a entusiasmante actuação do grupo de bombos “Os Rouxinóis” da Casa do Minho, e contou com actuações de grupos vindos de cidades como Newark (Camponeses do Minho, Casa do Minho, Dança na Eira e Barcuense), Kearny (Sonhos de Portugal) e até do estado de Massachusetts (Rancho Folclórico do Alto Minho de Norwood).
A ideia deste festival – assim como a do anterior Festival de Ranchos, que foi realizado pela primeira vez no passado mês de Junho – partir da nova direcção do grupo folclórico, composta por Linda Amador (directora) e Diego Lopes (ensaiador principal), que assumiram este desafio no início deste ano.
“Era algo que tanto eu como o Diego tínhamos gosto em fazer” por nunca ter sido feito, revelou Linda Amador.
“As rusgas existem cá nos Estados Unidos há mais de 10 anos. Começou com o grupo Camponeses do Minho, em Newark, e como gostávamos da forma como estavam a reunir (e unir) a comunidade, decidimos fazer a nossa própria”, explicou Diego Lopes.
Após lançarem o desafio de iniciarem mais uma tradição no clube, e terem a aprovação da actual directora do PISC, Maria Carvalho, puseram mãos à obra para o tornarem realidade… sendo exemplo disso, conseguirem a participação especial da Banda ROS Certinho e Amigos, vinda especialmente de França para a ocasião.
A direcção do rancho revelou que já estava em contacto com o grupo “desde o ano passado” para o trazer aos Estados Unidos. “A nossa intenção era fazer o gosto aos nossos jovens da comunidade”, confessou a directora, pois sabiam que era uma atracção adorada por muitos.
Pela primeira vez a actuar nos EUA, numa noite que foi recheada de muita música, dança e animação, o jornal LUSO-AMERICANO teve a oportunidade de conversar com os membros do grupo originário de Paris, mas com raízes em várias regiões de Portugal, como o Alto Minho (Arcos de Valdevez) ou Alentejo.
“Sempre vimos as rusgas e os ranchos dos Estados Unidos… Fomos muito bem recebidos, e para nós é um sonho e um prazer enorme estar cá”, revelou Diego Pires, também conhecido por Certinho.
O Festival de Rusgas tem planos para continuar, tornando-se um marco anual no calendário não só do clube como da comunidade de New Jersey.
“A melhor parte (do festival) é que está-mos todos a voltar das férias de Verão, por isso é uma óptima ocasião para reunir a comunidade para a nova temporada que se inicia”, acrescentou o ensaiador do grupo, Diego Lopes.







