ELIZABETH | 38.º aniversário dos Grupos Folclóricos da Casa do Minho junta ranchos amigos em grande festa no P.I.S.C.
por ANGÉLICA PINTO | Elizabeth, NJ
O Portuguese Instructive Social Club de Elizabeth, NJ viu no passado sábado, dia 18 de Outubro, o seu salão nobre ser recheado por ranchos e membros de associações amigas, para a grande celebração do 38.º aniversário dos Grupos Folclóricos (adulto e infantil) da Casa do Minho de Newark, NJ.
A cerimónia foi dirigida por Rui Silva, e acompanhada por música ao vivo da responsabilidade do DJ Luis Oliveira.
A noite contou com a presença e intervenção de Jack Barreira, director do rancho folclórico, que agradeceu a presença de todos e ainda recebeu uma singela homenagem da parte do vereador do Bairro Leste de Newark, Michael Silva (representado por Fernanda Santana); Fernando Grilo, presidente da União de Clubes Luso-Americanos, e o empresário minhoto Manny Lopes, padrinho do grupo aniversariante.

Alfredo Gomes, presidente da Assembleia Geral da Casa do Minho e que actualmente assume o leme da direcção, saudou “todas as direcções que passaram ao longo de 38 anos” pelo clube, pois sem elas “não havia rancho, nem Casa do Minho”.
Durante a sua intervenção reforçou ainda o apelo para que não se deixem morrer as tradições portuguesas, principalmente através dos grupos folclóricos. “É a cultura mais linda que temos… Tentem! Façam o esforço, tragam os vossos filhos. Isto é lindo, é maravilhoso. Não é só hoje. É às sextas-feiras, é todos os dias… é nas festas, nos arraiais. É uma das coisas mais bonitas que temos ver crianças a dançar”, acrescentou.
Após os discurso, seguiu-se o ponto alto da noite: as esperadas actuações dos ranchos (adulto e infantil) – cheios de energia, orgulho e vontade de continuar a manter vivas as tradições portuguesas, neste estado de New Jersey.







