Em visita a Israel, Presidente francês propõe coligação internacional para combater Hamas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, propôs em Jerusalém que a coligação internacional actualmente destacada no Iraque e na Síria para combater o Estado Islâmico possa também actuar contra o Hamas.

“A França está pronta para que a coligação internacional contra o Estado Islâmico, na qual estamos envolvidos, possa também lutar contra o Hamas”, afirmou Macron após um encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

“Proponho aos nossos parceiros internacionais que construamos uma coligação regional e inter- nacional para lutar contra os grupos terroristas que nos ameaçam a todos”, insistiu.

O grupo islamita palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, é considerado uma organização terrorista pela União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e Israel.

Macron viajou esta terça-feira para Israel para expressar a solidariedade da França na sequência do ataque de 7 de Outubro que provocou 1.400 mortos, segundo as autoridades de Telavive.

Israel declarou guerra ao Hamas e, desde então, tem bombardeado diariamente a Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de pessoas, com um saldo de mais de 5.300 mortos, de acordo com o grupo islamita.