Embaixadora de Israel na ONU anuncia abertura de segunda entrada de ajuda humanitária em Gaza

A embaixadora de Israel junto da ONU em Genebra, Meirav Eilon Shahar, garantiu a ajuda humanitária que entra em Gaza aumentará a partir desta terça-feira, com a abertura de um segundo posto de controlo em Keren Shalom.

Este posto de controlo vai juntar-se ao único que existia até agora e que se situava em Nitzana, também perto da fronteira entre Israel, o sul de Gaza e o Egito.

“Esta manhã abrimos esse controlo, são necessários controlos de segurança para garantir que só entra comida, medicamentos e água” em Gaza, sublinhou, durante uma cerimónia de comemoração do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nas últimas semanas, as Nações Unidas negociaram com Israel a abertura, em Kerem Shalom, de um segundo ponto, depois de quase dois meses em que apenas funcionou o de Rafah.

A embaixadora fez estas declarações sobre a ajuda depois de criticar a intervenção no evento comemorativo da ONU do minitsro dos Negócios Estrangeiros palestiniano, Riad al Maliki.

“Mais uma vez, ele não conseguiu dizer uma palavra sobre o Hamas e as atrocidades que cometeu a 7 de Outubro”, dia em que o começou o confronto.