ENEW JERSEY: 1.ª GALA ANUAL DA FUNDAÇÃO TIA MARIA PARA O ENSINO
• Por HENRIQUE MANO | Garwood, NJ
A Fundação Tia Maria, de Elizabeth, NJ, virada para o ensino e criada pelo luso-descendente Gavin N. Szilvasi, levou a efeito na passada sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, a sua primeira Gala de angariação de fundos – que decorreu no espaço “The Westwood”, em Garwood, NJ.
O evento foi abrilhantado pelo Presidente da Câmara de Elizabeth, Chris Bollwage, pelo vereador Michael Silva, da cidade de Newark, e por três membros do Comité Escolar de Elizabeth – Maria Carvalho, Diane Barbosa e Stephanie Gonçalves Pestana.
A Fundação foi criada pelo luso-americano Gavin Szilvasi, de 18 anos e estudante universitário de ciências políticas na Pensilvânia, como forma de perpetuar a memória da sua bisavó açoriana.
“Se a minha mãe estivesse aqui fisicamente, porque está certamente em espírito, terei um orgulho muito profundo deste bisneto de que ela gostava bastante”, afirma Teresa Martins, filha da emigrante terceirense que dá nome à organização, falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “Nós emigramos em 1970 para New Jersey com carta de chamada de uma irmã da minha mãe que já cá estava”.
Gavin Szilvasi reconhece igualmente que a bisavó “teria muito orgulho do trabalho que estamos a desenvolver através da fundação”, afirma. “Achei que seria uma missão muito nobre abraçar o ensino porque há uma grande necessidade de valorizar a formação académica das pessoas, exemplo que a minha bisavó Maria Luís sempre deu através da própria família. E estamos a fazê-los para ajudar a formar a próxima geração de líderes”.
A primeira bolseira da Fundação Tia Maria foi a jovem Kate Genebroso, de 17 anos e aluna do liceu Frank J. Cicarell Academy, do sistema público de ensino da cidade de Elizabeth. Natural do estado de New Jersey e filha de enigrantes peruanos, a jovem quer seguir enfermagem e um dia trabalhar numa unidade hospitalar.
“Sinto-me muito honrada por ser a primeira bolseira da Fundação Tia Maria, a quem agradeço esta fabulosa oportunidade”, diz Kate Genebroso ao nosso jornal.
















Durante a noite, foi ainda homenageada a professora Kelly McCracken-Villanueva com o ‘Educator of the Year Award’ e a jornalista Harris Faulkner com o ‘Impact Award’.
O comité directivo da Fundação é presidido por Gavin Szilvasi e inclui ainda Teresa Martins, Harriette Szilvasi, José Martins, Katie Vetland Picado, Maria de Fátima Luís, Alexandra Coughlin, Ana Brasil Coughlin e Evan Joseph Chin.
A emigrante portuguesa Maria M. Luís, que dá nome à Fundação, nasceu em 1918 na ilha Terceira, Açores (Portugal), numa família de 9 filhos. Após a morte de sua mãe durante um parto, Maria Luís assumiu o papel de cuidadora dos 8 irmãos mais novos, suportando uma enorme responsabilidade sobre os ombros para uma adolescente.
Para mais informações, vá a: https://www.tiamariafoundation.org .