ENTREVISTA | DANIELA RUAH: ❝JAMAIS PERDI O PORTUGUÊS E FALO-O COM OS MEUS FILHOS O MAIS POSSÍVEL❞

Por HENRIQUE MANO | Providence, RI

Apesar de fazer carreira em Hollywood e estar casada com um norte-americano, a actriz Daniela Ruah não esquece o idioma que primeiro aprendeu e com o qual se fez mulher. “Nunca, jamais perdi o português – até porque, para já, falo-o com os meus pais e com os meus filhos o mais possível”, conta a actriz, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO concedida em Providence, onde, pelo segundo ano consecutivo, co-apresentou o espectáculo de atribuição dos IPMA (International Portuguese Music Awards).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Danela Ruah voltou a co-apresentar o espectáculo de atribuição dos IPMA em Providence, RI

A actriz, que se popularizou na série NCIS: Los Angeles, da CBS, no papel da agente “Kensi Blye”, conta que o filho River Isaac Ruah Olsen, de 10 anos, fala “mais que a minha filha [Sierra, de 7 anos], mas como o pai [o marido David Olsen, que é duplo em Hollywood] só fala inglês, torna-se mais difícil de falar português em casa. Mas sempre que vamos a Portugal, os meus filhos captam o português com mais intensidade”.

Ruah também lembra que, “no fundo, passei os meus anos mais formativos em Portugal, o meu pai continua lá, o meu irmão, primos, tios… E acho que é importante, é importante mantermos a nossa língua”.

Foto: INSTAGRAM DANIELA RUAH | A actriz com os filhos e o marido no Estádio da Luz, em Portugal

Daniela Ruah, que professa a religião judaica, casou-se em 2014 com o marido norte-americano, luterano, numa cerimónia inter-religiosa.

Quando lhe lembramos que é a única actriz portuguesa no elenco fixo de uma série de grande audiência num dos grandes canais norte-americanos de televisão, a actriz prefere não puxar dos galões e afirma: “nós temos uma geração nova de actores portugueses que se está a espalhar pelo mundo e a trabalhar bem, a elevar o nome de Portugal lá fora de uma forma super positiva e saudável e isso é o que interessa mais – abrir portas e deixar a porta aberta para o próximo”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Daniela Ruah, apesar de fazer carreira em Hollywood, procura manter-se ligada às raízes

Indagada sobre o novo estatuto de Portugal, que se tornou num dos destinos preferidos de férias (e não só) dos norte-americanos, Daniela Ruah concorda e acrescenta: “antigamente, perguntavam-me se Portugal fazia parte de Espanha e se eu falava espanhol e hoje em dia já dizem: “tenho um amigo que se mudou para lá ou vou lá este verão”. Muitas, muitas pessoas agora, de repente, têm Portugal como país número 1 a visitar ou para onde se mudarem num futuro próximo. Por isso, sim, sem dúvida que a imagem do nosso país pequenino agora é grande”.

Foto: INSTAGRAM DANIELA RUAH | Com a filha de férias em Portugal

Daniela Ruah acaba de realizar dois episódios da série NCIS: Hawaii, mas não pretende passar-se de todo para o outro lado das câmaras. “Faço-o como complemento ao meu trabalho de actriz. Gosto muito de realizar e adoro trabalhar com actores, especialmente com actores mais jovens, talvez com menos experiência e transmitir-lhes um bocadinho dos ensinamentos que eu tive quando comecei como adolescente”.

Paralelamente, “também estou a desenvolver uma longa-metragem que é um projecto de paixão… quando for a altura, depois falo mais sobre o assunto”.

A jovens em início de carreira, deixa palavras sábias: “o mais importante é estudar. Estudar não só numa sala de aulas ou com um coach, mas também ver filmes, ver peças de teatro, ver palestras de actores e realizadores, porque o mundo criativo é muito pessoal. Claro que temos o público que tem a sua opinião objectiva, mas, no fundo, contar histórias é uma coisa muito pessoal, cada pessoa vai trazer para o mercado uma coisa que vem dela. Por isso, acho que as pessoas têm de ser o mais genuínas possível, não tentem ser uma pessoa que não são; podem inspirar-se noutra pessoa, mas não tentem ser essa pessoas, sejam vocês próprios”.