Escolas de Elizabeth abrem as suas portas 13 meses depois com segurança reforçada

As aulas presenciais regressam às escolas de Elizabeth na próxima segunda-feira. Vai ser um regresso progressivo, de modo a que as crianças possam regressar em segurança e assim transaccionarem de um modelo virtual para um modelo presencial.

As crianças do 3º e 4º ano são as primeiras a regressar com um horário  de meio dia 5 dias por semana.

 Falámos com duas das comissárias da educação de Elizabeth de origem portuguesa, Maria Carvalho e Diane Barbosa, que nos explicaram o processo.

“Tínhamos a hipótese de regressar com base num modelo híbrido, mas decidimos  por uma experiência mas aproximada da realidade. Temos cerca de 4.500 crianças que vão começar as aulas na segunda-feira e depois esse número irá aumentar progressivamente, de acordo com os avanços da pandemia”, referiu Diane Barbosa.

Maria Carvalho adiantou, “Os alunos do 12º ano também irão regressar em duas semanas, pois sabemos da importância do último ano e queremos que tenham essa oportunidade”.

Em questão de segurança, os encarregados de educação podem estar descansados, “todas as salas de aula foram inspeccionadas e visitadas por todos os comissários, teremos cerca de 9 crianças por cada aula e serão mantidas todas as regras  vigentes para garantir a segurança das crianças”, adiantou Barbosa.

Maria Carvalho concluiu, “temos um protocolo em relação a testes e medidas de temperatura entre outros requerimentos que e comunicámos aos encarregados de educação e pedimos que essas medidas sejam seguidas para termos um regresso em segurança”.