ESPAÇO: China publicou imagens a cores da superfície de Marte

São várias as missões com o objectivo de estudar o planeta Marte. 

No final do passado mês de Julho de 2020, a China iniciou a sua missão a partir da base de Wenchang em direcção a Marte, tendo o ‘rover’ Zhurong pousado a 15 de Maio.

A Administração Espacial da China divulgou esta semana imagens panorâmicas de 360 graus e duas fotografias a cores da superfície de Marte e dos dispositivos da sonda Tianwen-1.

O Tianwen-1, de cinco toneladas, inclui um ‘orbitador’ de Marte, um módulo de pouso e um ‘rover’ que têm ajudado a estudar o solo do planeta vermelho.

As imagens agora divulgadas mostram os arredores da zona de pouso, um terreno plano e pedregoso, e foi registada pelo veículo “Zhurong” – uma homenagem ao deus do fogo da antiga mitologia chinesa.

A superfície próxima é relativamente plana, com pedras lisas, de cores claras e de diferentes tamanhos, espalhadas e semienterradas. 

A primeira fotografia mostra a plataforma de aterragem, com a rampa de descida do “Zhu-rong” e uma bandeira chinesa desfraldada. 

No final da rampa, vê-se as marcas deixadas pelo veículo na superfície marciana, que desenham um círculo.

Numa outra imagem, o “Zhurong” afastou-se da câmara descartável, que normalmente carrega no porão, e recuou alguns metros. 

Segundo o comunicado, “a abundância e o tamanho das pedras correspondem às expectativas”.