ESSEX COUNTY. Xerife alerta residentes sobre chamadas fraudulentas relacionadas com o ‘jury duty’
O xerife do condado de Essex, Armando B. Fontoura, emitiu um alerta de segurança pública alertando todo os residentes para um esquema telefónico em que indivíduos se fazem passar por agentes para roubar informações pessoais e financeiras.
De acordo com um comunicado divulgado pelo departamento do xerife, os burlões têm feito chamadas fraudulentas e enviado mensagens de texto enquanto afirmam falsamente representar o Departamento do Xerife do Condado de Essex.
Quem realiza a chamada telefónica identificasse com um nome fictício: Sargento Blake Anderson. Alega que o destinatário não compareceu em tribunal perante o seu dever de júri, e que um juiz emitiu um mandato de desacato à ordem judicial.
É neste ponto que o burlão exige informações pessoais à vítima, solicitando que seja preenchida uma declaração no gabinete do xerife.
Em alguns casos, quem liga envia uma intimação falsa por mensagem de texto para dar mais credibilidade à fraude.
O xerife Fontoura exorta os residentes a permanecerem vigilantes e a absterem-se de partilhar informações confidenciais ou de fazer pagamentos a qualquer pessoa que afirme ser do gabinete do xerife do condado de Essex. “Estas chamadas são uma farsa e queremos que os moradores se consciencializem e se protejam”, declarou o mesmo.
Para identificar mais facilmente e evitar este tipo de esquemas, o gabinete do xerife forneceu os seguintes conselhos:
1.º Qualquer pedido de pagamento por telefone ou por meios eletrónicos relactivo a questões legais é fraudulento;
2.º Não partilhe informações pessoais ou financeiras por telefone;
3.º Se não recebeu uma intimação oficial do júri por correio, desconsidere estas chamadas e contacte o gabinete do xerife do condado de Essex pelo telefone 973-621-4111 para comunicar o incidente;
4.º Seja cauteloso mesmo que o identificador de chamadas apresente “Gabinete do Xerife do Condado de Essex. Os burlões podem falsificar as informações do identificador de chamadas.
O xerife Fontoura enfatizou que as notificações legais legítimas são enviadas por correio e não envolvem pedidos de pagamento por telefone.
Os residentes são encorajados a denunciar chamadas suspeitas às autoridades locais para ajudar a combater este golpe contínuo.