ESTADOS UNIDOS: 50% dos novos veículos serão eléctricos em 2030

Se na Europa os fabricantes e os governos estão a assumir este compromisso, que prevê uma significativa redução das emissões dos gases de efeito de estufa, os Estados Unidos não ficarão para trás.

Assim sendo, Joe Bi-den anunciou um objectivo bastante ambicioso.

Em 2030, 50% dos veículos novos vendidos no país serão eléctricos.

Os EUA, um dos países mais poluentes do mundo, estão a seguir as pisadas da Europa e a definir objectivos ambiciosos para a redução das suas emissões. 

Para isso, o Presidente Joe Biden anunciou aquilo que considera ser a chave do processo – a transição para os veículos eléctricos.

Por forma a acompanhar o ritmo da China, a ordem executiva estabelece “um novo objectivo ambicioso para metade de todos os veículos novos vendidos em 2030”. Ou seja, pretende-se que sejam veículos com emissões zero, podendo ser eléctricos, híbridos ‘plug-in’, ou movidos a hidrogénio.

Além disso, aquando do anúncio, Joe Biden mencionou a construção de uma rede nacional de estações de carregamento, incentivos financeiros para a compra de veículos eléctricos, e assistência financeira para as fabricantes e fornecedores para que procedam à transição, de forma financeiramente sustentável.

Este objectivo promoverá a redução da poluição, impulsionará a saúde pública, possibilitará o desenvolvimento da justiça ambiental, enfrentará a crise climática e permitirá que os consumidores poupem dinheiro.