ESTADOS UNIDOS | Apoios do Estado Português às comunidades em 2026 contemplam apenas quatro entidades luso-americanas 

Por HENRIQUE MANO | Nees Editor

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou as entidades da diáspora que irão beneficiar de apoios estatais em 2026, no âmbito de um processo que envolveu a avaliação de cerca de 125 candidaturas apresentadas por organismos portugueses espalhados por todo o mundo [ https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/images/EMI/Lista_de_candidaturas_admitidas_a_avaliacao_-_1º_semestre_2026.pdf ].

Do universo global de pedidos, apenas quatro entidades sediadas nos Estados Unidos da América constam da lista final de beneficiários.

Entre essas entidades, destaca-se a comissão organizadora do Dia de Portugal em Newark, no estado de New Jersey, que havia solicitado um apoio de 75 mil euros para a realização dos festejos de 2026. Este foi o segundo valor mais elevado pedido ao Estado português em todo o processo e, apesar de a verba atribuída ficar bastante aquém do montante solicitado, o organismo luso-americano acabou por receber a maior soma final concedida a uma entidade nos Estados Unidos, no valor de 17 093,82 euros.

O caso de New Jersey assume particular relevo pelo facto de, apesar de o estado congregar dezenas de associações lusas activas, apenas ter avançado com 4 candidaturas a apoios públicos.

No estado de Massachusetts, foram contempladas duas entidades. A MAPS (Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, Inc.), que apresentou uma candidatura no valor de 30 mil euros para o seu Programa de Serviços para a Terceira Idade, verá atribuída uma verba de 13 709,12 euros. Já a PACE (Portuguese-American Cultural Exchange, Inc.) solicitou 19 600 euros para o projecto “O Futuro do Fado nos EUA”, recebendo um apoio de 6 360 euros.

Com abrangência nacional nos Estados Unidos, a Portuguese-American Postgraduate Society (PAPS) também consta da lista de beneficiários, tendo solicitado 15 mil euros para a realização do Fórum PAPS 2026. O montante a atribuir cifra-se em 3 961,20 euros.

No quadro geral das candidaturas apresentadas, a lista das entidades que pediram os valores mais elevados inclui a Sociedade Portuguesa de Olavarria, que solicitou 77 910 euros mas não recebeu qualquer apoio, o Dia de Portugal em Newark, com um pedido de 75 mil euros, a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, com 28 737,50 euros, a Associação Bomdia.lu.ASBL, com 22 mil euros, o Geriátrico Luso-Venezuelano do Estado de Aragua, com 19 459 euros, e a Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas, que apresentou um pedido de 19 236,75 euros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *