ESTADOS UNIDOS: Descoberto método que promove sono profundo
Investigadores dos Estados Unidos identificaram uma área no cérebro que regula as oscilações das ondas delta, sinais eléctricos transmitidos através dos neurónios que surgem durante o sono profundo.
A investigação focou-se nos neurónios no tálamo, uma região do cérebro que regula o sono e o despertar, entre outras funções.
Os investigadores usaram a edição do gene CRISPR-Cas9 para perturbarem um gene que codifica uma proteína que liga o neurotransmissor inibitório GABA, uma vez que esta proteína é um alvo de fármacos que promovem o sono.
A perturbação deste gene em modelos de ratos impulsionou a actividade das ondas delta e melhorou o sono profundo em animais.
Os investigadores explicaram que os medicamentos actualmente utilizados para a insónia, embora eficazes, podem diminuir a actividade das ondas delta restauradoras, ou seja, apesar de promoverem o sono, este não é necessariamente restaurativo.
A investigação mostrou que estes resultados podem ajudar na concepção de terapias que visam com precisão esta proteína para induzir o sono profundo e, logo, melhorar condições de saúde associadas à fraca qualidade de sono.