Estados Unidos executaram uma mulher pela primeira vez nos últimos 70 anos

Os Estados Unidos executaram uma mulher nesta quarta-feira 13 de Janeiro, há cerca de 70 anos que isso não acontecia. A última mulher foi Bonnie Brown Heady, executada em 1953 pelo sequestro e a morte de um menino de seis anos.

Lisa Montgomery, de 52 anos, recebeu uma injecção letal na noite na semana passada, isto após o Tribunal Supremo dos Estados Unidos ter dado luz verde para a execução. O Tribunal Supremo recusou os últimos recursos de Lisa Montgomery à meianoite.

Esta cidadã norte-americana foi condenada à morte após ter assassinado em 2004 uma mulher grávida de oito meses para lhe roubar o bebé, que sobreviveu.

Um crime horrível

Lisa Montgomery, na altura com 36 anos, a 16 de Dezembro de 2004, foi até ao Kansas, onde vivia Bobbie Jo Stinnett, uma jovem de 23 anos.

Criadora de cães, com o marido Zeb, foi enganada por Lisa Montgomery que afirmou desejar comprar um cão.

O Departamento da Justiça detalhou o que ocorreu quando a norteamericana executada chegou à casa de Bobbie Jo Stinnett: «Lisa Montgomery atacou e estrangulou Bobbie Jo Stinnett, que estava grávida de oito meses, até que a vítima perdeu a consciência. Com uma faca de cozinha, Lisa Montgomery cortou o abdómen de Bobbie Jo Stinnett, o que fez com que ela retomasse a consciência. Uma luta aconteceu então entre as duas mulheres, mas Lisa Montgomery levou a melhor, estrangulou Bobbie Jo Stinnett até a morte».

Lisa Montgomery levou o bebé para a casa onde morava com o seu marido na altura, Kevin. No entanto, depois da descoberta da morte de Bobbie Jo Stinnett, a polícia rapidamente encontrou a assassina, recuperando o bebé que sobreviveu.

O julgamento acabou por ditar a pena de morte apesar de se ter falado muito da infância de Lisa Montgomery em que ela sofreu abusos sexuais de vários homens, vivia numa família pobre onde era mal-tratada e foi abandonada pelo pai. A mulher executada tinha desenvolvido problemas psicológicos, ela que teve quatro filhos com o primeiro marido antes de ser esterilizada.