EUA | Candidatos luso-americanos às eleições de 4 de Novembro próximo

Por HENRIQUE MANO | News Editor

Nas próximas eleições de 4 de Novembro, cerca de 20 candidatos luso-americanos disputam cargos em diferentes níveis de governação nos estados de New Jersey, Nova Iorque, Connecticut, Rhode Island e Massachusetts. Entre vereadores, membros de comités escolares e candidatos a posições executivas, esta comunidade continua a afirmar-se na vida política local e estadual, reflectindo o envolvimento cívico e o contributo crescente da diáspora portuguesa nos Estados Unidos. Este artigo traça um panorama das suas candidaturas e das propostas que apresentam aos eleitores.

BRUNO PEREIRA | Candidato a Vice-Governador | NEW JERSEY

Tem 42 anos e nasceu em Anadia, distrito de Aveiro, o português que dia 4 de Novembro próximo, nas eleições gerais dos Estados Unidos da América, avança como candidato libertário a vice-governador do estado de New Jersey.

Residente em North Arlington, também concorreu no ano passado ao cargo no Congresso deixado vago pelo veterano Bill Pascrell – sem êxito.

Em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO, o candidato Bruno Pereira disse na altura continuar a manter uma forte ligação a Portugal – “onde, aliás, tenho grande parte da minha família, também espalhada pela França, pelo Luxemburgo e pelo Canadá”, conta.

Filho dos emigrantes António e Ercília Pereira, naturais respectivamente de Vilarinho do Bairro e Aguinho-Braga, Bruno Pereira tinha 17 anos de idade quando emigrou para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Newark. Acabaria por terminar o liceu em North Arlington, NJ, no ‘Queen of Peace’, pensando ainda “em seguir Medicina. Cheguei a matricular-me no Bloomfield College, mas, depois, os elevados custos do curso fizeram-me desistir e enveredar por uma carreira bancária”.

O candidato libertário, casado e pai de dois filhos menores, acabaria por tirar um mestrado em negócios e hoje está afecto a uma conhecida unidade bancária em New Jersey.

Pereira despertou para a política “ao aperceber-me de que as coisas, na minha perspectiva, estravam a piorar no país. Fui sempre uma mente independente, mas não prestava atenção à situação à minha volta”, explica. “Mas, com a inflação e a subida de preços, pensei nos meus filhos e no futuro do meu País e achei que deveria dar a minha contribuição”.

O português é defensor de uma “menor intervenção do estado na vida das pessoas e no conceito de liberdade para todos”, considerando também importante “a responsabilidade fiscal. O Governo está a gastar dinheiro acima das suas possibilidades e, como consequência, temos uma inflação fora de controlo”, opina.

FILIPE PEDROSO | Candidato a Vereador | BRIDGEWATER, NJ

O advogado, empresário e político luso-americano é republicano e residente em Bridgewater, New Jersey, onde exerce funções como vereador desde 2012. Actualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente do Conselho Municipal, tendo sido reeleito em 2021 para um quarto mandato consecutivo. Nascido em 1970, emigrou para os EUA ainda jovem. É licenciado em Bioquímica pela Rutgers University e possui um doutoramento em Direito pela Seton Hall University School of Law. Antes de se dedicar à política, foi advogado em Newark e Somerville entre 1997 e 2017. É fundador e CEO da Giftapart Inc., uma empresa de comércio electrónico social e planeamento de eventos, e detém patentes tecnológicas internacionais.

DIANE BARBOSA | Candidata ao Comité Escolar ELIZABETH, NJ

A luso-americana recandidata-se ao seu lugar no Comité Escolar da cidade de Elizabeth, estado de New Jersey, onde também têm assento as luso-descendentes Maria Carvalho e Stephanie Pestana (muito embora só Barbosa esteja este ano no boletim de voto). Foi eleita pela primeira vez em 2026.

ARMANDO DA SILVA | Candidato a Vereador HILLSIDE, NJ

É candidato a vereador-geral em Hillside, NJ, integrando a lista/coligação de Craig Epps Slate, com o apoio formal do partido democrata. Já foi candidato ao Comité Escolar de Elizabeth, NJ, em 2017; foi aluno do Liceu East Side, de Newark.

SYDNEY FERREIRA | Candidato a ‘mayor’ KEARNY, NJ

O luso-americano, de 46 anos, concorre como republicano ao cargo de Presidente da Câmara de Kearny, no condado de Hudson. Trata-se da segunda vez que o gestor de propriedades imobiliárias – e também líder associativo – se submete à votação popular para aquele posto, agora ocupado por Carol Jean Doyle. A presença portuguesa em Kearny é acentuada por um longo historial de poder político, tendo o agora juiz do Tribunal Superior de New Jersey, Alberto Santos, sido ‘mayor’ por 24 anos; o próprio Conselho Municipal conta presentemente com 3 vereadores lusos. Ferreira, que nasceu em New Jersey e vive há décadas em Kearny, é filha de pai açoriano de Vila Franca (São Miguel) e de mãe natural de Ílhavo. É, à parte a sua ocupação profissional, Presidente da direcção do Azores Social & Sports Club de Newark.

MARGARIDA FERNANDES | Candidata a Vereadora KEARNY, NJ

Margarida Fernandes, natural de Estarreja, concorre pela primeira vez a um cargo política e quer ser vereadora em Kearny, pelo partido republicano. A candidata, que emigrou em 1985 para os EUA, trabalha por conta própria e espera recorrer à sua experiência no sector privado para fazer boa gestão pública. “Vivo há quase 40 anos em Kearny e considero-me uma activista comunitária”, afirma.

JORGE D. SANTOS Candidato a Vereador KEARNY, NJ

Nasceu em New Jersey, filho de emigrantes de Aveiro e Carrazeda de Ansiães. Afirma ter feito sempre vida em Kearny, onde concorre como republicano ao cargo de vereador. Foi talhante durante muitos anos e agora gere um negócio familiar de lavandarias. Concorreu pela primeira vez a comissário do condado de Hudson e uma segunda para vereador, indo agora a votos pelo Bairro 3.

MARYTRINE DECASTRO Candidata a Vereadora KEARNY, NJ

Marytrine DeCastro é enfermeira licenciada nos estados de New Jersey e Nova Iorque. Frequentou a Franklin School e a Kearny High School, tendo completado os seus estudos na Hudson County Community College e na Bayonne School of Nursing. Com uma forte ligação à comunidade portuguesa, é membro da Associação Cultural Portuguesa de Kearny e frequentou a Escola de Língua e Cultura Portuguesa de Kearny. Em 2015, DeCastro foi nomeada pelo Comité Democrático Municipal de Kearny para preencher uma vaga no Bairro 1, onde ainda se mantém como vereadora.

JOSÉ RODRIGUES | Candidato a Vereador KEARNY, NJ

O agente de seguros, filho de emigrantes minhotos de Arcos de Valdevez, foi a escolha do comité local do partido democrata para substituto do ex-vereador Richard Konopka, do Bairro 2, que apresentou inesperadamente a sua demissão no plenário municipal. Concorre agora pela primeira vez à reeleição.

FRED ESTEVES | Candidato a Vereador KEARNY, NJ

O vereador do Bairro 3 é um residente activo de longa data de Kearny. Natural de Portugal, imigrou para os EUA aos 10 anos de idade e estabeleceu-se inicialmente na zona do Ironbound, em Newark, antes de se mudar para Kearny em 1979. Com 26 anos de experiência em serviço público, Esteves tem um longo histórico de envolvimento político. Em 2024, anunciou a sua candidatura ao cargo de vereador pelo Bairro 3, pelo Partido Democrata. Durante as primárias de Junho de 2024, venceu o vereador incumbente Renato da Silva, com 56% dos votos, recebendo o apoio da atual prefeita Carol Jean Doyle.

LUÍS HENRIQUES | Candidato ao Comité Escolar SPRINGFIELD, NJ

O português Luís Henriques concorre pela primeira vez a um assento no Comité Escolar de Springfield, NJ. O educador, natural da freguesia da Glória-Aveiro, é ‘principal’ na Oliver Street School do Ironbound, uma unidade de ensino com 1080 alunos da pré-primária ao oitavo ano, mas reside em Springfield.

TONY GONÇALVES | Candidato a Supervisor LEWISBORO, NY

O luso-americano, que nasceu no Brasil filho de emigrantes transmontanos, concorre pela terceira vez ao cargo de “Supervisor” (equivalente a ‘mayor’) do município de Lewisboro, a norte do condado de Westchester. Antes de ocupar o actual cargo, foi vereador no mesmo local durante 4 anos e avança para as eleições de 4 de Novembro sem oposição.

ROBERTO ALVES | Candidato a ‘mayor’ DANBURY, CT

Apesar de estar a combater uma doença do foro oncológico, o único ‘mayor’ nascido em Portugal actualmente em funções no estado de Connecticut resolveu recandidatar-se a um segundo mandato em Danbury. Natural de Fafe, emigrou para os Estados Unidos aos 5 anos; em 2019 foi eleito vereador e em 2021 concorreu pela primeira vez ao c argo de ‘mayor’, sem êxito. Seria eleito finalmente em Novembro de 2023, como 32.º ‘mayor’ da cidade, tomando posse em 30 de Novembro de 2023.

MICHAEL COELHO |Candidato a Vereador-Geral DANBURY, CT

Ha mais de 30 anion no sector da construção civil, foi eleito vereador-geral em Danbury, CT há dois anos, pelo partido republicano. Estivera antes, desde 2021, na Zoning Commission, onde serviu durante dois anos. Em Julho de 2023, o partido republicano local escolheu-o para ocupar uma vaga no Conselho Municipal em substituição de Michael Halas, que renunciou. Também ocupa o cargo de Chairman (Presidente) do Danbury Republican Town Committee. Nas eleições gerais de Novembro de 2023, foi eleito com 627 votos.

EDWARD A. BETTENCOURT | Candidato a ‘mayor’ PEABODY, MA

Conhecido como Ted Bettencourt, é o actual ‘mayor’ de Peabody, no estado de Massachusetts. Antes de entrar para a política, trabalhou como advogado durante cerca de 12 anos. Começou como vereador em Peabody, onde serviu por vários anos, incluindo um período como presidente do conselho. Foi eleito ‘mayor’ pela primeira vez em 2011 e, desde então, tem sido reeleito em sucessivas eleições. Este ano, concorre a um 8.º mandato.