EUA: New Jersey teve voz no Encontro de Conselheiros das Comunidades Portuguesas na Flórida

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

A conselheira das Comunidades Portuguesas Carla Rodrigues da Silva, da área consular de New Jersey/Nova Iorque, e secretária do Conselho Regional da América do Norte, esteve dias 22 e 23 de Março no encontro anual daquele órgão – que decorreu na cidade de Palm Coast, estado norte-americano da Flórida.

A iniciativa, que contou com a presença do embaixador de Portugal em Washington, DC, Francisco Duarte Lopes, reuniu os 11 conselheiros do Conselho Regional da América do Norte.

“Nós fazemos reuniões mensais via zoom, mas este encontro presencial foi muito importante para um reencontro após o plenário do passado mês de Outubro, em Portugal, onde pudemos debater cara-a-cara os problemas reais das nossas comunidades”, afirma a conselheira Carla Rodrigues da Silva, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Carla Rodrigues da Silva, de Elizabeth, NJ, esteve no encontro anual do Conselho Regional da América do Norte do Conselho das Comunidades Portuguesas – que decorreu em Palm Coast, FL

Entre os temas que mereceram a atenção dos conselheiros, o ensino e a preservação do português “foi um tema recorrente que debatemos bastante e que vamos continuar a debater”, garante, “discutindo estratégias para a sua aprendizagem tanto nos EUA, como no Canadá, onde sabemos que há dificuldades. Este trabalho deve ser feito em parceria com a coordenação do Ensino Português na América do Norte, discutindo-se também salários e recursos ao seu alcance”.

Ficou ainda estipulada a necessidade urgente da colocação de um funcionário consular em Palm Coast, cujo posto está vago, “e providenciar mais adidos para a Segurança Social. Nós temos uma adida colocada na zona de New Jersey/Nova Iorque, a única no país inteiro, que é vastíssimo, mas o Canadá não dispõe de nenhum”.

Foto: CORTESIA CONSELHO DAS COMUNIDADES | O embaixador Francisco Duarte Lopes com participantes ao encontro

Reiterou-se de igual forma a importância de alargar a rede consular e fazer chegar os seus serviços a um número cada vez maior de utentes.

Debateu-se a questão sempre polémica do voto electrónico para a diáspora, defendida sobretudo na Europa.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Carla Rodrigues da Silva, de Elizabeth, NJ, com o embaixador Duarte Lopes no encontro anual do Conselho Regional da América do Norte do Conselho das Comunidades Portuguesas – que decorreu em Palm Coast, FL

Carla Rodrigues da Silva nasceu em New Jersey, filha de emigrantes de Mangualde-Viseu, e assume ainda as funções de directora da Escola “Amadeu Correia”, do PISC de Elizabeth.

Eleita conselheira das Comunidades Portuguesas em Novembro de 2023, consider a experiência positiva: “acho que estou a aprender bastante, é gratificante estar em posição de poder ajudar as nossas comunidades e até servir de ligação entre estas e a nossa rede consular, tentando facilitar esse elo e fazer chegar os seus serviços aos utentes”.