EUA: Robert Kennedy Jr. anuncia demissão de especialistas de comité sobre vacinas

O secretário da Saúde Robert Kennedy Jr. demitiu na segunda-feira todos os 17 especialistas de um comité consultivo sobre vacinas, acusando-os de conflitos de interesses, na mais recente medida para alterar a política de vacinação nos EUA.

“Hoje, damos prioridade à restauração da confiança pública em detrimento de qualquer agenda pró ou antivacinas”, destacou em comunicado Kennedy.

“O público deve saber que as recomendações das nossas agências de saúde são baseadas numa ciência imparcial, avaliada através de um processo transparente e isento de conflitos de interesses”, acrescentou.

Médicos e grupos de saúde pública de renome criticaram a decisão de remover todos os 17 membros do Comité Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP), que aconselha os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) sobre como utilizar as vacinas, noticiou a Associated Press.

Kennedy, que foi um dos principais activistas antivacinas dos Estados Unidos antes de se tornar a principal autoridade de saúde do país, não revelou quem irá nomear para o comité.