EUA: Senado aprova John Arrigo como novo embaixador em Portugal

O Senado dos Estados Unidos aprovou, finalmente, dia 2 de Agosto, a nomeação de John N. Arrigo como novo embaixador dos EUA em Portugal, confirmando a escolha feita anteriormente pelo Presidente Donald Trump. A confirmação final aconteceu por votação no plenário, após ter recebido parecer favorável da Comissão de Negócios Estrangeiros do Senado.

A nomeação de Arrigo para Lisboa foi inicialmente anunciada pela Casa Branca em Março de 2025, numa altura em que o posto estava vago desde a saída de Randi Charno Levine, que ocupou o cargo entre 2022 e 2024 – por indicação de Joe Biden. Durante a audição no Senado, o novo embaixador destacou a importância da aliança transatlântica e o papel estratégico de Portugal nas relações políticas, económicas e de defesa no âmbito da NATO e da cooperação bilateral.

Embaixador John Arrigo

John Arrigo deverá tomar posse oficialmente em Lisboa nas próximas semanas, onde terá como missão aprofundar as relações entre os Estados Unidos e Portugal, promovendo o comércio, a segurança, os intercâmbios culturais e os laços com a comunidade luso-americana.

Lembre-se que Arrigo foi vice‑presidente do Arrigo Automotive Group, um grupo familiar de concessionárias de automóveis sediado em West Palm Beach, Flórida, com operações em várias cidades da Florida, incluindo Fort Pierce e Tamarac. Ele exerceu essas funções até cerca de 2020.

Em Dezembro de 2024, o então Presidente‑eleito Donald Trump anunciou publicamente a sua nomeação como embaixador dos EUA em Portugal, elogiando-o como um empresário automóvel de sucesso e destacado líder comunitário na região de West Palm Beach, com mais de 30 anos de experiência e também reconhecido como golfista de alta performance.