EUA. Trump quer deixar a sua marca em Washington com construção de arco semelhante ao de Paris

O presidente dos Estados Unidos da América quer deixar a sua marca na capital do país (Washington, D.C.), construindo um arco ao estilo parisiense, a oeste do Lincoln Memorial.

Trump revelou o plano durante um jantar realizado na Casa Branca na quarta-feira, destinado a empresários.

O presidente não especificou o custo do possível novo monumento. “Vai ficar realmente bonito”, afirmou o republicano. “Acho que vai ser fantástico”, acrescentou.

O arco proposto assemelha-se ao Arco do Triunfo em Paris, o famoso monumento no fim dos Champs-Élysées, que homenageia os que lutaram por França durante a Revolução Francesa e as guerras napoleónicas.

Mas este não é o primeiro exemplo de que o presidente norte-americano que inspira nos franceses. Um desfile militar realizado em Washington no início deste ano, para marcar o 250.º aniversário do Exército, foi inspirado no de Paris, depois de Trump ter assistido a um evento semelhante na avenida parisiense há oito anos, como convidado do presidente francês, Emmanuel Macron.

A Casa Branca não respondeu até agora a um pedido de informações enviado por email pela agência Associated Press (AP) sobre o arco, incluindo o cronograma para a sua conclusão.

A Harrison Design,  empresa local, está a trabalhar no projecto, de acordo com uma publicação feita por Trump nas redes sociais durante o fim de semana.

Não estava claro se a Casa Branca apresentou a proposta à Comissão Nacional de Planeamento da Capital, que tem responsabilidade sobre o planeamento e a colocação de monumentos, memoriais e estátuas na cidade.

O arco ficaria na extremidade de Washington da Ponte Memorial, que atravessa o Rio Potomac a partir de Arlington, Virgínia.

No jantar, Trump exibiu três modelos de diferentes tamanhos, que terão uma estátua da Liberdade no topo, e reconheceu que o maior era o seu favorito.