EUA usam fundo de emergência para financiar metade dos apoios alimentares

O governo de Donald Trump anunciou segunda-feira que utilizará um fundo de emergência para financiar metade dos subsídios alimentares de que depende cerca de 12% da população norte-americana e que estão congelados desde sábado devido à paralisação orçamental.

O governo utilizará 4,65 biliões de dólares (4,03 mil milhões de euros) de um fundo de emergência para financiar pagamentos relacionados com o ‘SNAP’, o principal programa público de assistência alimentar dos Estados Unidos, que cobrirá agora cerca de “50% da ajuda às famílias elegíveis”, indicou um funcionário do Departamento de Agricultura em documentos judiciais.

Actualmente, 42 milhões de norte-americanos dependem desses benefícios.

O anúncio surge na sequência da decisão de um juiz federal da cidade de Providence, um dos dois que na semana passada ordenaram ao poder executivo que utilizasse fundos de emergência para garantir a continuidade do programa ‘SNAP’.

O governo do republicano Donald Trump alega que o programa está sem verbas após um mês de ‘shutdown’, uma paralisação parcial do governo federal.

Democratas e republicanos mostraram-se até agora incapazes de chegar a um acordo sobre um novo orçamento e culpam-se mutuamente pela situação.