EUROPEU DE SUB-21: Portugal paga inércia com queda nos ‘quartos’

Portugal foi sábado eliminado do Europeu de futebol de sub-21, ao perder nos ‘quartos’ com os Países Baixos (1-0), em Zilina, na Eslováquia, sendo castigado pela inércia contra 10 unidades, no pior dos seus quatro jogos na prova.

No Estádio pod Dubnom, um golo solitário do suplente Ernest Poku (84 minutos) afastou os lusos, que alinharam contra 10 unidades a partir dos 21, devido à expulsão com duplo cartão amarelo de Ruben van Bommel, e falharam um penálti por Geovany Quenda (31).

Finalista vencido em 1994, 2015 e 2021, Portugal falhou a quinta presença nas ‘meias’ e terminou a 10.ª participação, e terceira seguida, em fases finais no lote dos oito finalistas, tal como acontecera na edição passada, em 2023, coorganizada por Geórgia e Roménia.

Se a equipa de Rui Jorge ficou sem hipóteses de lutar por um dos três ceptros em falta no palmarés das selecções nacionais, a par dos títulos mundiais de seniores e de sub-17, os Países Baixos, bicampeões em 2006 e 2007, vão encontrar nas ‘meias’ a actual campeã Inglaterra ou a Espanha, uma das recordistas de troféus, com os mesmos cinco da Itália.

Desfalcado do extremo Roger Fernandes, que se lesionou na sexta-feira e abriu caminho à primeira titularidade de Gustavo Sá, Rui Jorge fez mudanças estruturais na equipa das ‘quinas’, ao optar pelo ‘4-4-2’ losango, em detrimento do ‘4-3-3’ utilizado na primeira fase.