EUROPEU DE SUB-21: Uma parte de avanço foi fatal para Portugal
Uma exibição de contrastes em cada parte castigou, domingo, Portugal com a ‘queda’ nos quartos de final do Europeu de futebol de sub-21 face à invicta Inglaterra (0-1) e, por consequência, a ausência dos Jogos Olímpicos Paris-2024.
No Estádio Ramaz Shengelia, em Kutaisi, na Geórgia, um tento providencial de Anthony Gordon, aos 34 minutos, permitiu aos ‘três leões’ afastarem os vice-campeões em título, que dissiparam a apatia inicial depois do intervalo, mas não mostraram eficácia à altura.
A Inglaterra, campeã em 1982 e 1984, vai encarar Israel nas ‘meias’ do Europeu de sub-21, competição na qual os lusos já tinham vacilado nas decisões de 1995, 2015 e 2021, para agora terminarem a sua nona fase final com a quinta melhor prestação de sempre.
Em paralelo, o conjunto das ‘quinas’ ficou igualmente afastado das três vagas europeias de acesso aos Jogos Olímpicos, que decorrerão na capital de França, no verão de 2024.
Repetindo o ‘onze’ inicial da vitória frente à Bélgica (2-1), da terceira e última jornada do Grupo A, a equipa de Rui Jorge entrou expectante face ao ascendente da Inglaterra, que resgatou a sua melhor versão e viu Curtis Jones rematar ao lado, logo ao quarto minuto.
‘A Inglaterra foi melhor do que nós’
No final do jogo, Rui Jorge, seleccionador de Portugal, afirmou: “Mais do que a agressividade, foi a coragem que mudou [da primeira para a segunda parte]. Temos jogadores com qualidade suficiente para fazer muito mais em termos de posse do que aquilo que fizemos na primeira parte.”
“Acho que nos faltou alguma coragem para ter bola. Quando falo na qualidade técnica dos nossos jogadores, digo muitas vezes que é necessário pô-la em prática, mas isso foi algo que não se passou muito no primeiro tempo, que não foi nada bem conseguido por nós”, prosseguiu.
“A Inglaterra foi bem melhor do que nós na primeira parte, mas nós melhores na segunda. Não há dúvida nenhuma de que o nosso adversário tem uma belíssima equipa. Também somos uma boa equipa. Ainda assim, não conseguimos mostrar todo o nosso potencial”, disse ainda.