EUROPEU FEMININO DE SUB-19: Portugal perde com tri-campeã Espanha na estreia

A selecção portuguesa feminina de sub-19 estreou-se, domingo, com uma derrota no Europeu da categoria, a decorrer na Polónia, ao perder com a tricampeã em título Espanha por 2-0, em Mielec.

Em encontro da primeira jornada do Grupo B, a formação comandada por Marisa Gomes, que ao intervalo já perdia por 1-0, foi derrotada pelos golos de Daniela Agote, aos 45, de penálti, e Aiara Aguirrezabala, aos 57.

Na classificação, a selecção das ‘quinas’, que na quarta-feira defronta a Inglaterra, segue no último lugar, a zero, tal com os Países Baixos, derrotados por 2-1 pelas inglesas, segundas com três pontos, os mesmos das líderes espanholas.

Portugal cumpre em 2025 a segunda presença na fase final do Europeu feminino de sub-19, precisando de ficar nos dois primeiros lugares do Grupo B para seguir para as meias-finais. Se for terceira ainda pode conseguir um lugar no Mundial de 2026.

A seleccionadora portuguesa, Marisa Gomes, considerou, um dia antes do jogo, que Portugal está mais preparado para disputar o Europeu do que na única participação, em 2012, e iniciar perante a Espanha é motivo de superação.

“Estar nas grandes competições é sempre espectacular, permite-nos olhar para um leque onde temos as melhores equipas europeias do escalão delas. Tem sido um dos grandes objectivos nas selecções mais jovens já estarem preparadas para estes duelos o mais cedo possível. Sentimos, claramente, que estamos mais preparadas hoje do que há 13 anos e também sentimos que a nossa capacidade para ter bola e jogar sob pressão é colocada à prova aqui”, expressou a seleccionadora nacional.