EUROPEU FEMININO: Dezassete repetem presença na fase final

Dezassete futebolistas vão repetir a presença na fase final de um Campeonato da Europa feminino de futebol ao representar Portugal na Suíça, entre 2 e 27 de Julho, com seis a participarem pela primeira vez.

Na terceira participação seguida das ‘navegadoras’ na fase final de um Europeu, depois das edições de 2017, nos Países Baixos, e de 2022, em Inglaterra, o seleccionador Francisco Neto elegeu um lote de 23 atletas recheado de experiência, mas também de juventude.

O conhecimento e traquejo adquirido nos últimos dois Europeus por Patrícia Morais, na baliza, de Ana Borges, Diana Gomes e Carole Costa na linha defensiva, assim como de Dolores Silva, Tatiana Pinto, Andreia Norton e Fátima Pinto no centro do terreno podem ajudar a fazer a diferença para encarar a poderosa campeã do Mundo Espanha, Itália e Bélgica no Grupo B, com Diana Silva a ser avançada mais habituada a fases finais.

Por outro lado, Inês Pereira, Lúcia Alves, Ca-tarina Amado, Joana Marchão, Kika Nazareth, a grande esperança portuguesa, Andreia Faria, Jéssica Silva e Telma Encar-nação estiveram na fase final de 2022, em solo inglês, tendo consolidado o lugar no grupo de Francisco Neto desde então.

Se as repetentes dominam a convocatória, as ‘caras novas’ das lusas em Europeus são apenas seis: a guarda-redes Sierra Cota-Yarde, as defesas Carolina Correia e Ana Seiça, as médias Beatriz Fonseca e Andreia Jacinto e a avançada Ana Capeta.

Contudo, para o trio Seiça, Jacinto e Capeta não será uma novidade vestir as ‘cores’ portuguesas em fases finais, já que estiveram no Mundial-2023, na Nova Zelândia, onde Portugal não foi além da fase das ‘poules’.

Fora da fase final ficou Carolina Mendes, que integrou a lista inicial, mas que se lesionou no arranque dos trabalhos, à qual se juntam Stephanie Ribeiro, Bárbara Lopes, Samara Lino, com as duas últimas a rumarem à Suíça para trabalharem com o grupo, na cidade de Genebra.

Na fase final do Europeu de 2025, Portugal está integrado no Grupo B, juntamente com a campeã mundial em título Espanha (quinta-feira, em Berna), a Itália (7, em Genebra) e a Bélgica (11, em Sion).

Apenas os dois primeiros classificados de cada Grupo acedem à fase a eliminar.