EUROPEU FEMININO: Francisco Neto quer Portugal ‘focado’ para vencer Chipre

O seleccionador português de futebol feminino, Francisco Neto, assegurou que “só um Portugal altamente focado no objectivo final é que poderá levar de vencida o Chipre”, na dupla jornada de qualificação para o Europeu.

“Temos de ter respeito, o máximo de cuidado e seriedade. Qualquer adversário merece o nosso respeito e só um Portugal altamente focado no objectivo final é que poderá levar de vencida o Chipre. Passámos essa mensagem às jogadoras e acreditamos que elas vão ser capazes de dar uma resposta competente e séria”, sublinhou, em declarações à agência Lusa.

A equipa das ‘quinas’ joga hoje em Larnaca, a partir das 17:00 de Lisboa, recebendo a selecção cipriota quatro dias depois, pelas 18:00 locais, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Portugal soma quatro pontos em dois jogos disputados no apuramento, enquanto o Chipre, em três partidas, não conseguiu pontuar, nem marcar qualquer golo, tendo sofrido 14 golos. Contudo, Francisco Neto frisou a agressividade da congénere cipriota, que luta “do primeiro ao último minuto”, bem como as dificuldades causadas pela pandemia de covid-19.

A convocatória apresenta algumas futebolistas muito jovens, como são os casos de Maria Negrão (16 anos), Alícia Correia (17), Andreia Jacinto (18) ou Telma Encarnação (19), entre outras, mas, para Francisco Neto, o que conta “é a competência”, não olhando “para o bilhete de identidade”.

Portugal ocupa a terceira posição no Grupo E de qualificação, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com 10, mas mais dois encontros realizados. Albânia, com três, segue em quarto, enquanto o Chipre, em último, ainda não somou qualquer ponto.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo, mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo.