Família Pantaleão celebra o 30.º aniversário do seu Dia da Família com um piquenique

Foto de grupo com várias gerações da família Pantaleão

Com um dia cheio de sol e uma boa soma de recordações acumuladas ao longo de 30 anos e após dois anos de pandemia,  a Família Pantaleão celebrou no passado dia 22 de Maio, o seu aniversário no piquenique anual que teve lugar no Brundage Park Complex em Randolph, N.J.

O Dia da Família, que se repete anualmente desde 1990, todos os anos tece para as gerações mais novas os usos, costumes, tradições da família e da freguesia do Bunheiro, Concelho da Murtosa, que a embalou desde sempre. Até nos anos de emigração que repartiu os irmãos Pantaleão entre a Venezuela e os Estados Unidos. 

Geração mais experiente da família Pantaleão

Estavam representadas as quatro gerações. No total, a familia cresceu de 69 elementos para 124, desde 1990 aos dias de hoje.

Teceu o tema entitulado “Deite-me a sua benção,” Céu Cirne-Neves que por muitos anos colaborou nos  temas com a matriarca e saudosa Maria de Fátima de Sousa Tavares Rebimbas Cirne, falecida em 2016. A prima Noralys Rebimbas leu a história em Inglês para melhor acolher as novas gerações.

Foi realçado que além das reuniões anuais e a festa de natal, a família em 2017 participou no casamento de Gabriela Gonçalves e David Mohns na Igreja de S. Mateus do Bunheiro; em 1996 participou num cruzeiro da Disney World e visitou o parque de diversões na Florida, onde deixou uma pedra alusiva à família Pantaleão na calçada da entrada principal; e em 2013 publicou o livro da geneologia da família que incluiu os usos e custumes da terra. 

Geração mais jovem da família Pantaleão

Durante a parte solene, prestou-se homenagem aos ente queridos que já partiram, José Maria Valente (2003), Manuel Rebimbas (2008) Mariana Rebimbas Gon-çalves (2010), Carolina Rebimbas (2014), Maria de Fátima Cirne (2016), Vitorino Carlos Cirne (2018) e António José Cirne (2019).  O patriarca António de Sousa Tavares Rebimbas, ao abençoar a reunião de família, pediu um momento de silêncio para vincar as saudades pelos que já partiram.

A dar ampliação ao tema de aniversário, a familia viveu o costume de “pedir a benção” aos mais idosos, que estendiam a mão para que a  beijassemos e diziam, “Que Deus te abençõe!”

Em celebração do 30 aniversário, prestamos homenagem à família José e Rosa Rebimbas que na década de 70 ancorou nos E.U. os oito irmãos que por uns tempos passaram todos a viver no Ironbound e assim proporcionaram aos filhos crescerem juntos e às famílias prosperidade e sucesso na educação.

Como parte da sua missão de vincular os seus valores, a família prestou homenagem aos primos que completaram graduação de escolaridade nos últimos dois anos. 

Durante a tarde, após uma refeição preparada e chefeada por Tom Rebimbas e José Conceição Valente, seguiram-se jogos e votos de agradecimento ao comité organizador que há 30 anos leva a efeito o piquenique e festa de natal da Família Pantaleão.  

O nome de família “Pantaleão”  é oriundo do nome do trisavô Panta-leão André Lopes, do lugar do Agro, Bunheiro, que deu o nome aos herdeiros do saudoso casal tronco da família, Clementina Tavares de Sousa do lugar do Celeiro e José Tavares Rebimbas do lugar do Agro; 

Oriunda da freguesia do Bunheiro, Murtosa, a família viveu no Ironbound de Newark, nos anos 70 e 80 e desempenhou papel de liderança na Igreja de N.S. de Fátima, includindo a reavivação da Tropa 141 de escuteiros, sob a direcção de José Rebim-bas e a fundação da meritosa Banda da Igreja da Igreja de N.S. de Fátima sob a direcção do maestro António J. Cirne.