FC PORTO: Dragão ‘gelado’ na homenagem a Pinto da Costa
O FC Porto falhou segunda-feira a aproximação à liderança da I Liga de futebol, ao empatar 1-1 na recepção ao Vitória de Guimarães, no fecho da 23.ª jornada, na noite em que o Dragão homenageou Pinto da Costa.
O estádio quase lotado uniu-se num aplauso colectivo ao antigo presidente, falecido em 15 de Fevereiro, em tributo repetido, depois, simbolicamente, aos 42 e 87 minutos, e celebrou efusivamente o golo de Fábio Vieira, aos 67.
Mas, Umaro Embaló estragou a festa portista, já perto do fim, aos 86 minutos, ao empastar o jogo e fixar o resultado final.
Com este empate, o terceiro no campeonato sob a liderança de Martín Anselmi, o FC Porto foi igualado no terceiro lugar, somando os mesmos 47 pontos do Sporting de Braga, a seis dos líderes Sporting e Benfica, enquanto o Vitória segue em oitavo, com 32.
No lançamento do jogo, os dois técnicos anunciaram ambição de ganhar e mostraram conhecimento sobre a forma de jogar do adversário, não surpreendendo o encaixe e, por vezes, o jogo de pares proporcionado pelos jogadores.
Anselmi, o anfitrião, foi quem mais tentou inovar, ao patrocinar a estreia na I Liga, e a titular, do compatriota argentino Tomás Pérez, encaixado no meio dos centrais e a promover, quase sempre, uma saída limpa.
O jogo portista ‘emperrava’ mais à frente, por falta de bola em Fábio Vieira na maior parte do tempo e devido à baixa rotatividade do aniversariante Pepê, substituído por lesão aos 28 minutos, parecendo que Gonçalo Borges, ‘puxado’ para trás, a funcionar como falso lateral, conseguia melhor desempenho em velocidade.
Zé Pedro, Rodrigo Mora e Danny Namaso completaram a mão cheia de alterações promovidas pelo técnico portista, não deixando de surpreender as saídas de Eustáquio e Samu, estando o foco no que a vitória poderia proporcionar à equipa no imediato e no campeonato.