FC PORTO: Villas-Boas prepara ‘revolução’ no plantel
Vivem-se tempos conturbados no Estádio do Dragão.
A participação no Mundial de Clubes foi um descalabro e há revolução à vista no FC Porto de André Villas-Boas, que promete começar desde já a tratar do futuro do clube para 2025 /26, desde o treinador aos jogadores dos quais se quer desfazer.
Com muitos atletas com falta de minutos, o presidente dos azuis e brancos poderá fazer um encaixe financeiro com os ‘proscritos’ existentes no plantel actual, de modo a conseguir renovar e investir em novos reforços na mesma or-dem do perfil de Gabri Veiga, que chegou ao Dragão ainda antes da prova que decorreu nos Estados Unidos da América.
Com situações distintas em vários dos casos, o FC Porto quer ‘despachar’ vários jogadores para criar maior liberdade na folha salarial e fundos de transferência para poder ‘atacar’ o mercado de transferências.
A lista é composta por Samuel Portugal, Otávio Ataíde, Zaidu Sanusi, Marko Grujic, André Franco, Gonçalo Borges, Pepê e Danny Namaso e Deniz Gul, sendo que Fábio Vieira e ainda Tia-go Djaló vão regressar aos ‘clubes mãe’ após o fim do período de empréstimo ao FC Porto.
Com a fraca prestação do FC Porto no Mundial de Clubes, Martín Anselmi está a ser contestado pelos adeptos e até pela direcção liderada por André Villas-Boas.
O treinador argentino, que chegou do Cruz Azul, do México, tem o lugar no banco em risco e, esta quarta-feira, terá mesmo havido uma reunião da SAD para discutir o futuro de Anselmi e de Jorge Costa e Andoni Zubizarreta.
Prestação muito aquém das expectativas do FC Porto no Mundial de Clubes terá sido a ‘gota de água’ para o presidente dos dragões que ontem informou o técnico argentino da sua decisão. Despedimento pode custar sete milhões de euros.
No entanto, as contas de um possível acordo para a rescisão do técnico sul-americano ‘assustam’ o presidente dos ‘dragões’.
Afinal de contas, o custo pode superar os sete milhões de euros.
Italiano apontado ao lugar de Anselmi
O presidente dos ‘dragões’ já teve uma primeira reunião com Martín Anselmi, para informar o treinador argentino que pretende prescindir dos seus serviços, e entre os candidatos ao seu lugar estará Francesco Farioli, segundo revelou Gianluca Di Marzio.
O jornalista italiano, especialista em questões relativas ao mercado de transferências, garante ainda que o técnico de 36 anos já havia sido contactado em Janeiro e que o ex-Ajax garante estar pronto para aceitar ser o novo ‘comandante’ do FC Porto.
Actualmente sem clube, Francesco Farioli será visto como um candidato apetecível por parte de André Villas-Boas, que já mostrou ter uma clara preferência por treinadores mais jovens, ao apostar em Vítor Bruno e Martín Anselmi, pese embora sem o sucesso desejado pelo presidente azul e branco.
Ora, Farioli encaixa no perfil desejado pela SAD do FC Porto por ser jovem e ter já uma experiência assinalável como treinador principal.
Além de ter passado pelo Ajax na última época, o técnico de 36 já passou por França e Turquia, onde orientou Nice, Alanyaspor e Karagumruk, respectivamente.
Para trás, ficam ainda as experiências como treinador adjunto e de guarda-redes, tendo feito carreira em Itália e no Qatar.
Francesco Farioli esteve muito perto de arrecadar o primeiro título como treinador na época passada, ao serviço do Ajax, mas viu o título neerlandês fugir-lhe na recta final do campeonato.
Líder entre as jornadas 21 e 32, o clube de Amesterdão colapso na recta final e desperdiçou uma vantagem de nove pontos sobre o PSV, tendo sido ultrapassado pelo rival na penúltima jornada do campeonato.