FC PORTO: Vitória isola ‘dragões’ no terceiro lugar
O FC Porto isolou-se, domingo, no terceiro lugar da I Liga de futebol, ao vencer no reduto do Boavista, por 2-1, resultado que praticamente condena os ‘axadrezados’ à descida, a uma jornada do final do campeonato.
No Bessa, as duas equipas foram a jogo sabendo que só a vitória servia os seus interesses, mas o disputado dérbi da Invicta seria resolvido no primeiro tempo, pela lei do mais forte, com o FC Porto a adiantar-se por Rodrigo Mora, aos 20 minutos.
Marcano fez o segundo, aos 25, descontando Reisinho para os ‘axadrezados’, aos 34, na conversão de uma grande penalidade.
Este triunfo isola o FC Porto no terceiro lugar, agora com 68 pontos, mais três do que o Sporting de Braga e vantagem na diferença de golos marcados em caso de igualdade final, e devolve o Boavista ao último lugar, com os mesmos 24 pontos, dependendo agora de AVS e Farense, ambos com 27, para evitar a descida e tentar a permanência pela via do ‘play-off’.
O FC Porto tomou a iniciativa desde o apito inicial e rapidamente ameaçou a baliza de Vaclik, aproveitando erros defensivos do Boavista, em remates de Samu e Fábio Vieira, aos dois e três minutos.
Com uma defesa subida, por vezes a encostar na linha de meio campo, os portistas, com Diogo Costa e Varela de regresso ao ‘onze’, procuravam explorar as combinações nos corredores laterais, com os alas a darem largura e os laterais a aparecerem por dentro, ou o seu contrário, logrando uma superioridade que os ‘axadrezados’ não conseguiam contestar.
Como corolário deste domínio e superioridade, Mora apareceu em grande aos 20 minutos, para, em mais um toque de génio, adiantar o FC Porto, através de um remate exterior, colocado e em jeito, após ‘dançar’ na frente de vários adversários.
No final do jogo, Martín Anselmi, treinador do FC Porto, afirmou: “Creio que estávamos a fazer os 30 minutos mais completos, com o rival até aí a não ter um remate à nossa baliza, depois, num lance afortunado, eles meteram-se na partida numa grande penalidade, mas a equipa esteve presente em todos os momentos do jogo.”
“Foi um fim de semana espectacular por ter ganho o jogo e da forma como o conseguimos. Fizemos um bom jogo e merecemos esta vitória. Soubemos pressionar quando era para pressionar, defender quando era para defender. Ou atacar, ou sofrer. E sempre todos juntos”, disse ainda.