FENERBAHÇE: Conspiração contra Mourinho leva à queda da Federação
A Federação de Futebol da Turquia está a ser abalada desde quarta-feira por um escândalo de grandes proporções, depois da divulgação de mensagens comprometedoras que envolvem directamente o Comité Disciplinar e o treinador português José Mourinho.
O presidente e os restantes membros do comité apresentaram a demissão imediata, na sequência das revelações.
Segundo o ‘Corriere dello Sport’, as mensagens trocadas entre membros da estrutura disciplinar incluíam afirmações como “vamos fazê-lo pagar na próxima temporada” e “ele tem-se safado em demasia”, nu-ma clara referência a Mourinho, que assumiu recentemente o comando técnico do Fenerbahçe.
O conteúdo das mensagens deixou a nu uma atitude hostil e persecutória para com o técnico português e fez disparar os alarmes dentro da federação, sobretudo depois de se tornar público que o presidente do Comité Disciplinar — que tinha sancionado Mourinho com quatro jogos de suspensão — foi fotografado a usar uma camisola do Galatasaray, o maior rival do Fenerbahçe.
Perante a gravidade da situação e a evidente quebra de imparcialidade, a direcção do Comité Disciplinar foi forçada a abandonar funções com efeitos imediatos, numa tentativa de estancar a crise e preservar a credibilidade da instituição.
Este episódio vem intensificar ainda mais o ambiente de tensão à volta do início da era Mourinho na Turquia, com o técnico português, como é habitual, a despertar fortes emoções — dentro e fora das quatro linhas.
O Fenerbahçe já reagiu às mensagens tornadas públicas: “A imparcialidade está a ser posta em causa. Face à correspondência que foi tornada pública e que alegadamente pertence aos membros do Comité Disciplinar do Futebol Profissional, o nosso clube apresentou um pedido oficial à Federação Turca de Futebol. Acreditamos que esta mentalidade hostil, que viola claramente o princípio da imparcialidade e se baseia em confrontos e vinganças, não tem lugar no desporto turco”, revelou em comunicado.