FEZ CARREIRA MILITAR EXEMPLAR E É AGORA CHEFE DA POLÍCIA DA 2.ª UNIVERSIDADE MAIS ANTIGA DO ESTADO DE RHODE ISLAND

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Nasceu em Providence e cresceu no bairro mais português da cidade, Fox Point, o actual Chefe da Polícia do Rhode Island College – a segunda instituição superior mais antiga do estado de Rhode Island, a seguir à Brown University. James Mendonça assumiu as funções em 2019, passando assim a comandar o departamento com 21 agentes que garante a segurança à universidade fundada em 1854, que ocupa uma extensa área de 180 acres entre Providence e Providence do Norte e tem 9 mil alunos matriculados.

➝AS ORIGENS LUSAS

O pai do chefe já nasceu em Rhode Island, mas o avô é oriundo da ilha açoriana de São Miguel. “A minha avó paterna nasceu em Connecticut, também filha de açorianos, mas voltou para Portugal quando era pequena”, conta James Mendonça, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Quando, mais tarde, já casados, regressaram aos Estados Unidos, apesar de ser americana, não falava inglês. Infelizmente, nunca a conheci, e o meu avô eu tratava como ‘vovô’”.

O chefe Mendonça sublinha que o pai falava algum português “e entendia perfeitamente o idioma. Infelizmente nunca fui a Portugal; o meu pai uma vez convidou-me a ir com ele lá de férias, na verdade ao continente, mas por razões de trabalho tive de recusar. Hoje arrependo-me profundamente, teria sido uma viagem inesquecível”.

Garante que, assim que a pandemia o permitir, irá a Portugal, já não com o pai, que faleceu, mas com o filho mais novo e a mulher. “Sei que é um país muito bonito”, nota.

James Mendonça cresceu no bairro português de Fox Point, em Providence, e lembra-se de ir à mercearia de Manuel Pedroso – a ‘Friend’s Market’ – comprar o jornal para o pai e rebuçados para si. “Fiz aliás a escola primária em Point Point”, diz.

➝CARREIRA MILITAR

James Mendonça obteve um mestrado em gestão no campo da Justiça pela Roger Williams University e ainda se formou em Criminologia, com concentração em Segurança Interna e Gestão de Emergências, pelo Excelsior College. Não sem antes ter feito a tropa, inspirado no pai – que cumpriu serviço militar na Europa, durante a 2.ª Guerra Mundial, “enquadrado no batalhão de forças Aliadas que libertou a Alemanha e os campos de concentração nazis”.

James foi fuzileiro naval durante 4 anos, tendo depois entrado para a Guarda Nacional; completou uma missão militar na Arábia Saudita e, posteriormente, fez parte da equipa de segurança de um general de 4 estrelas, com quem percorreu o país e o mundo. Reformou-se da vida militar com a patente de ‘Master Sergeant’.

➝GUARDA PRISIONAL E AGENTE AOS 26 ANOS

Aos 26 anos, depois de ter sido também guarda prisional em Rhode Island, torna-se agente em Central Falls, onde está até 2019 e onde igualmente foi chefe durante quase oito anos.

O actual posto coloca-o perante um desafio profissional novo. “Mais do que uma polícia de intervenção, aqui no Providence College somos uma força operacional e, portanto, creio mesmo, parte do processo de educação dos alunos”, observa. “Quando nos confrontamos com alguma situação em que somos chamados a intervir, preferimos resolvê-la mais administrativamente do que envolvendo o sistema criminal. A nossa intensão é ser parte do sucesso académico dos estudantes”.