FLORIDA: Celebrações do Dia de Portugal em St. Petersburg

No passado dia 14 de Junho, a Portuguese-American Suncoast Association (PASA) trouxe Portugal em força ao cantinho de St. Petersburgo, zona na Baía de Tampa.

As comemorações arrancaram com o içar das bandeiras pelo ex-militar Luciano Mendes, veterano da tropa em Portugal. O hino nacional dos EUA foi entoado pela jovem Giana Oliveira, de Palm Coast, e o hino de Portugal pelo público, com todas as crianças presentes levantando as suas mini-bandeiras portuguesas.

Dentro do salão, a primeira-dama da PASA, Keslym Correia, emigrante do Brasil e esposa do presidente, fez a oração antes da refeição e leu uma carta pessoal de agradecimento ao descobridor português Pedro Álvares Cabral, de forma altamente comovente e criativa.

Seguiu-se o jantar preparado por vários pratos típicos portugueses, com abundância, sem faltar as sardinhas grelhadas, as febras, o rancho (novidade para a PASA), entre outros, pão caseiro, pastéis de nata, confeccionados pelos cozinheiros Lola Melo, João e Fátima Teixeira, Carlos e Lina Barros, Raul Ferreira, Madalena Veloso, e o Rui Fernando Correia. A servir bebidas no bar esteve a dirigente Keslym, o Carlos Cortez e o Ângelo Resendes.

O mestre-de-cerimónias Ted Tomás apresentou também os convidados especiais, que fizeram discursos sobre a sua disponibilidade às comunidades da diáspora e língua portuguesa: Manuel Viegas, Conselheiro das Comunidades Portuguesas no estado da Florida e Conselheiro permanente (mundial), representado os EUA; Rosamaria Vitória, consultora de imigração multilíngue, tradutora acreditada da Embaixada de Portugal e jurista especializada nos EUA e Portugal e o Dr. Marcus Brasil, advogado em Portugal, oferecendo serviços gratuitos a emigrantes e luso-descendentes nos Estados Unidos.

A animar a festa estava o duo Marcio Oliveira e Donny Moisão.

Os jovens também se divertiram a colorir temas de Portugal, desde caravelas a galos de Barcelos, que foram posteriormente exibidos no salão, tarefa liderada pela Rose Martins.

O apogeu das comemorações decorreu com a actuação do rancho folclórico “Corações de Portugal”, de Palm Coast. Durante a cerimónia da fita, feita por Deolinda Grasso, e apresentada pela mesma e Cristiane DeJonge, foi lido um poema em tributo ao rancho.

Agradece-se aos voluntários e participantes, incluindo a todos aqui não nomeados, pelo esforço e animação nestas lindas e memoráveis celebrações.