‘FORBES’: MULHER MAIS RICA DE PORTUGAL EM 2021 TEM O DOBRO DA FORTUNA DE DONALD TRUMP

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A única multimilionária portuguesa reconhecida como tal pela revista norte-americana ‘Forbes’, Fernanda Ramos Amorim, volta a entrar na cobiçada lista em 2021. Amorim, de 86 anos, que herdou a fortuna do marido, Américo Amorim, quando este morreu em 2017, é mesmo a única pessoa a representar Portugal na lista.

De acordo com a ‘Forbes’, Fernanda Amorim tem hoje fortuna calculada em 4,7 mil milhões de dólares – ou seja, o dobro da do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que, em relação a 2020, desceu 300 lugares na lista e tem agora $2,4 mil milhões.

Na lista dos multimilionários globais, a portuguesa surge em posição 608, com a sua fortuna feita à base de um portfólio muito diversificado (alimentação, energia, finanças, etc.). Ainda assim, a fortuna de Fernanda Amorim e das três filhas tem conhecido altos e baixos: quando, em 2018, entraram para a lista da ‘Forbes’, estavam em 282.º lugar; no ano seguinte passaram para 379.º e, sucessivamente, para 484.º e agora 608.º. 

Fernanda Ramos Amorim herdou a fortuna do marido, Américo Amorim – em 2017

Maria Fernanda Ramos Oliveira Amorim nasceu em 1935 em Grijó, perto de Vila Nova de Gaia, filha de um médico. Casou-se aos 34 com Américo, que tinha 35, e passaram a lua-de-mel em Moçambique; a união durou quase 50 anos.

De acordo com a ‘Forbes’, o seu maior activo é uma posição estimada de 18% na Galp Energia.

A multimilionária fundou dois museus: um dedicado ao vinho do Porto e outro, na sua terra natal, virado para as artes e ofícios.

As três filhas, Paula, Marta e Luísa, são igualmente herdeiras.

A 35.ª edição da lista da ‘Forbes’ inclui um número nunca visto de 2.755 nomes – 600 a mais do que há três anos. Estes multimilionários representam uma riqueza conjunta de 13,1 triliões de dólares – ou 8 triliões mais do que em 2020.

Jeff Bezos, o dono do conglomerado Amazon, lidera a lista, com 177 mil milhões de dólares.

O brasileiro mais rico é Marcel Herrmann Telles, com 11,5 mil milhões, que surgiu m 191.º lugar com fortuna ligada à indústria produtora de cerveja.