FÓRMULA 3: Ivan Domingues corre para a Fórmula 1

O piloto português Ivan Domingues regressa este fim de semana à competição no Mundial de Fórmula 3 em Spielberg (Áustria) numa altura em que luta pelo “objectivo de chegar à Fórmula 1”.

O piloto natural de Leiria, de 19 anos, compete este ano pela primeira vez neste que é um dos campeonatos de acesso ao Grande Circo e onde venceu a corrida sprint da jornada anterior, em Barcelona (Espanha), naquela que foi a quinta de 10 rondas do campeonato.

“Esta vitória significa muito para mim. Fui o primeiro português a vencer uma corrida do campeonato da FIA F3 nos últimos 12 anos. É uma coisa que ambicionava muito. Ouvir o hino no pódio foi marcante”, contou em declarações à agência Lusa.

Ivan Domingues, que começou a carreira nos karts, admite que neste campeonato de Fórmula 3, que acompanha algumas das rondas do Mundial de Fórmula 1, “o nível é muito alto”.

Na lista de inscritos encontram-se pelo menos dois apelidos conhecidos da Fórmula 1. 

Charlie Wurz é filho de Alexander Wurz, antigo piloto de Fórmula 1 que passou por equipas como Benetton, McLaren e Williams, entre 1997 e 2007. 

Já Branco Badoer é filho de Luca Badoer, que passou por equipas como a Lola, a Minardi ou a Ferrari (substituiu Felipe Massa no GP da Europa).

“Sempre corri nos campeonatos mais fortes da Europa. Este tem a particularidade de ter muito poucas voltas antes de cada qualificação. Os treinos são limitados. Isso causa dificuldades para os estreantes até compreendermos e apanharmos o jeito. No início é difícil e os resultados não aparecem”, explicou Ivan Domingues.

Mas no GP de Espanha já se verificou um cenário diferente, com uma vitória na corrida sprint e um sexto lugar na corrida principal.