FUTEBOL DE PRAIA: Portugal conquista bronze no Mundial

A selecção portuguesa de futebol de praia bateu, domingo, o Senegal por 3-2, no jogo de atribuição do terceiro lugar do Mundial de 2025 nas Seicheles, conquistando a medalha de bronze numa partida decidida nos últimos minutos.

A formação africana adiantou-se no marcador e fez o único golo do primeiro período, logo aos três minutos, por intermédio de Ninou Diatta, e, depois de um segundo parcial muito táctico e sem golos, a emoção chegou no terceiro e decisivo período, durante o qual foram marcados os restantes quatro golos do encontro.

Aos 26 minutos, Portugal empatou (1-1) graças a um autogolo de Saydina Gadiaga, mas Sidy Fall voltou a adiantar o Senegal aos 31, com a resposta imediata dos comandados de Mário Narciso, por Rui Coimbra, aos 32.

Numa recta final ‘electrizante’, André Lourenço garantiu o pódio para os ‘heróis da areia’ aos 34, num penálti executado com mestria, que deu o ‘bronze’ aos lusos.

A selecção nacional, actual campeã da Europa e vencedora em três ocasiões do Mundial (2001, 2015 e 2019), as duas últimas sob a égide da FIFA, tinha ficado pelos quartos de final na edição anterior da competição, em 2024, nos Emirados Árabes Unidos.

A selecção de futebol de praia do Brasil sagrou-se domingo bicampeã mundial, ao derrotar a Bielorrússia na final, por 4-3, já depois de ter eliminado Portugal nas ‘meias’ da prova que decorreu nas ilhas Seicheles.

Lucão colocou os canarinhos a vencer bem cedo, até que o empate chegou pelos pés de Yauheni Novikau, ainda dentro do primeiro período.

Rodriguinho e Diogo Catarino marcaram dois golos de rajada no arranque da segunda parte, até que a resposta chegou num bis de Bryshhtsel já no terceiro tempo – altura em que o 4-3 final chegou por via de Rodrigo nos instantes finais.

Desta forma, o carrasco de Portugal sagra-se bicampeão do Mundial das areias.