Governador Murphy ainda não “alinha” nas novas regras do CDC de dispensa de máscaras

Insistindo que “ainda não chegamos à altura”, o governador Phil Murphy disse hoje que New Jersey ainda vai exigir que as pessoas – vacinadas ou não – usem máscaras em ambientes fechados ou em público para se proteger contra o coronavírus, mesmo depois de as autoridades de saúde federais divulgarem orientações actualizadas de que diz que as máscaras não são mais necessárias para os americanos totalmente vacinados na maioria das circunstâncias.

Mas aqueles que estão totalmente vacinados em New Jersey não precisam de usar máscara ao ar livre, disse Murphy. Aqueles que não foram vacinados ainda precisam usar máscaras quando estiverem “próximos” de outras pessoas.

O governador disse que a orientação do CDC é “validação adicional de que, se você for vacinado, estará incluído numa categoria completamente diferente” no que diz respeito ao uso de máscaras.

New Jersey – um dos primeiros hotspots do coronavírus e lar da maioria das mortes por COVID- 19 per capita nos EUA – exige que as pessoas usem máscaras em ambientes fechados em público desde Abril passado. As pessoas são obrigadas a usar máscaras ao ar livre apenas quando o distanciamento social não for possível.

As novas directrizes do CDC dizem que “pessoas totalmente vacinadas podem retomar as actividades sem usar máscara ou se distanciar fisicamente, excepto quando exigido por leis, regras e regulamentações federais, estaduais, locais, tribais ou territoriais, incluindo orientação comercial e local de trabalho”.

Uma pessoa é considerada totalmente vacinada duas semanas após receber a segunda vacina Pfizer ou Moderna ou duas semanas após receber a vacina Johnson & Johnson de dose única.

O CDC ainda pede que os americanos totalmente vacinados que usem máscaras em ambientes fechados lotados, como autocarros, aviões, hospitais e prisões. Além disso, as pessoas com sistema imunológico comprometido são incentivadas a falar com os médicos antes de deixar de usar máscara. As autoridades também observaram que alguns ambientes de negócios ainda podem exigir máscaras, especialmente porque alguns trabalhadores podem permanecer não vacinados.

As novas directrizes do CDC são recomendações. Estados e empresas impõem as suas próprias regras sobre o uso de máscaras.

Os republicanos já estão a criticar Murphy, que frequentemente seguiu ou citou a orientação do CDC.

O deputado estadual Kevin Rooney, Republicano de Bergen, considerou a decisão de Murphy de “hipocrisia flagrante”.

“Murphy afirma confiar na ciência, mas ao mesmo tempo, ignora a ciência do CDC, uma autoridade científica real, para tomar suas próprias decisões”, disse Rooney.

Ao todo, 25 estados afrouxaram as restrições às máscaras internas e externas desde o anúncio do CDC.

O governador de Connecticut, Ned Lamont – assim como Murphy, um democrata – disse na quinta-feira que o seu estado começará a seguir a orientação do CDC hoje, dia 19 de Maio, no mesmo dia em que outras restrições são suspensas. O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, outro democrata, disse que o seu estado ainda está a estudar a orientação.