GP DA INDONÉSIA EM MOTO GP: Oliveira 11º, Márquez sobre lesão grave
O piloto português Miguel Oliveira (Yamaha) foi, domingo, 11.º classificado no Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, 18.ª ronda da temporada, ganho pelo espanhol Fermin Aldeguer (Ducati), que se estreou a vencer no ano de estreia.
Oliveira terminou a 19,769 segundos de Aldeguer, que se tornou no segundo piloto mais novo de sempre a vencer uma corrida de MotoGP, com 20 anos e 183 dias, e que deixou Pedro Acosta (KTM) no segundo lugar, a 6,987 segundos, com Alex Márquez (Ducati) em terceiro, a 7,896.
O virtual campeão, o espanhol Marc Márquez (Ducati), foi abalroado pelo italiano Marco Bezzecchi (Aprilia) na primeira volta e desistiu, sofrendo uma fractura na clavícula direita.
O incidente levantou sérias preocupações e reacendeu o debate sobre a segurança em pista — especialmente devido à perigosa escapatória de gravilha que está agora sob forte crítica.
Enquanto Márquez, recém-coroado campeão do mundo, percorria o circuito, o desastre aconteceu quando foi violentamente abalroado por Marco Bezzecchi.
O piloto da Ducati, numa tentativa desesperada de recuperar posições após um mau arranque da ‘pole position’, colidiu com Márquez, projectando-o para fora da pista.
O caos a alta velocidade agravou-se quando Márquez deslizou pela zona de asfalto e embateu violentamente num degrau perigoso situado na entrada da escapatória de gravilha.
Segundo Joan Mir, esse degrau “provavelmente” é o responsável pelas lesões graves de Márquez, que incluem danos significativos no ombro e na clavícula direitos.
Mir, que presenciou o acidente logo atrás dos dois pilotos, manifestou grande preocupação não só por Márquez, mas também por Bezzecchi, que acabou igualmente por ser atirado da sua moto momentos depois ao embater no mesmo degrau traiçoeiro.

