GP DOS EUA EM F1: Verstappen vence e recupera pontos

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu, domingo, o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, 19.ª ronda da temporada, e recuperou pontos para os rivais.

O campeão mundial, que já vencera a corrida sprint no sábado, saiu da ‘pole position’ para bater o britânico Lando Norris (McLaren), segundo, a 7,959 segundos, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro, a 15,373.

Com estes resultados, Verstappen recuperou mais 15 pontos ao líder do campeonato, estando agora a 40 de Oscar Piastri (346 pontos) que viu Norris aproximar-se e ficar a 14, quando faltam cinco corridas para o final.

Num giro dramático que enviou ondas de choque pelo mundo do automobilismo, a FIA revelou, no final da partida, uma penalização de última hora para um proeminente vencedor de uma corrida de Fórmula 1, após um incidente controverso durante a prova. 

Enquanto Max Verstappen navegava para a vitória, o verdadeiro drama desenrolou-se logo atrás dele, acendendo debates acesos entre fãs e comentadores.

O foco centrou-se nu-ma colisão entre Carlos Sainz e a estrela em ascensão Kimi Antonelli. 

Sainz, numa manobra audaciosa, tentou ultrapassar Antonelli à medida que se aproximavam da Curva 15. 

O que se seguiu foi nada menos que um desastre: houve contacto, fazendo com que o prodígio da Mercedes fosse lançado para fora da pista e a descer na tabela classificativa. 

Entretanto, a corrida de Sainz terminou prematuramente, tornando-se o único piloto a abandonar, após uma deslumbrante performance na corrida de sprint de sábado.