Há 1,2 milhões de processos retidos na Imigração devido à Pandemia

Por causa da pandemia de Covid-19, milhares de audiências foram cancela- das nos tribunais de imi- gração. O resultado é um acumular de mais de 1,2 milhão de processos, segundo um relatório divulgado pelo Centro de Acesso e Informações de registos Transacionais da Syracuse University, de Nova Iorque.

O estudo revela que o encerramento parcial dos tribunais de imigração entre Abril e Junho impactou centenas de milhares de imigrantes que aguardam uma audiência no tribunal. Agora, a espera pode levar anos.

O estudo aponta que, apenas no Escritório de Revisão de Casos de Imigração, todos os casos individuais foram suspensos, como medida preventiva para conter a propagação do vírus.

O TRAC indica, ainda, que, ao final do terceiro trimestre do ano fiscal de 2020, o acumular de pro- cessos no Tribunal de Imigração totalizava 1.233.307.

“Se dividir o número de casos acumulados pelos 480 juízes que o EOIR possui, e depois pela quota anual de 700 processos exigidos pelo Departamento de Justiça, em média cada caso levará, aproximadamente, 3,9 anos” disse Alex Gálvez, advogado de imigração que actua em Los Angeles, Califórnia, em entrevista à Univision.